Volante de 37 anos encerrou sua passagem pelo clube inglês e deve reforçar o Athletico. Foto: Facebook/Reprodução

Volante de 37 anos encerrou sua passagem pelo clube inglês e deve reforçar o Athletico. Foto: Facebook/Reprodução

Chegou ao fim a bonita e vitoriosa carreira de Fernandinho no Manchester City. E a despedida foi da melhor forma possível: com a conquista do Campeonato inglês, na última rodada, ao vencer o Aston Villa numa virada histórica. Coube ao volante brasileiro de 37 anos, capitão da equipe azul, levantar a oitava taça da Premier League da história do City.

Dos oito títulos ingleses já vencido pelo clube azul de Manchester, em cinco Fernandinho estava presente. Além disso, o meio-campista, que virou ídolo dos citizens, foi campeão ainda de uma Copa da Inglaterra, e seis Copas da Liga Inglesa e duas Supertaça da Inglaterra.

Embora tenha ficado marcado negativamente na seleção (de forma injusta, claro), Fernandinho construiu uma carreira sólida na Europa. Foram oito anos no Shakthar e mais nove no City.

Há quem prefira taxar Fernandinho como um perna de pau que foi muito mal na histórica derrota por 7 a 1 da seleção brasileira contra a Alemanha na Copa de 2012, ou pelo gol contra marcado no revés diante da Bélgica, na Copa de 2018.

A verdade, no entanto, é que o volante deixa o Manchester City ao final de seu contrato como aquele que certamente é o maior brasileiro da história do Campeonato Inglês.

É verdade que o Brasil demorou a ter grandes nomes brilhando na Terra da rainha. Mirandinha nos anos 80 e Juninho Paulista nos anos 90 foram os primeiros a virar ídolos. Gilberto Silva, nos anos 2000 fez história no Arsenal. Mas nenhum brilhou tanto, ganhou tantos títulos e se tornou tão ídolo de uma torcida como Fernandinho.

Revelado no Athletico-PR, onde surgiu muito bem antes de ser vendido para o Shakhtar, Fernandinho agora deve voltar para casa. Tudo indica que o volante reforçará o Furacão a partir do segundo semestre. Bom para o clube paranaense e para o futebol brasileiro, que terá a chance de ver mais um grande jogador, ainda que veterano, atuando por aqui. Que um dia o país consiga reconhecer o tamanho de Fernandinho.

Últimas do seu time