Tricolor Gaúcho é o 18º colocado na tabela, com 36 pontos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Tricolor Gaúcho é o 18º colocado na tabela, com 36 pontos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Resta cada vez menos tempo para o Grêmio se salvar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e a situação da equipe gaúcha é cada vez mais delicada. Derrotado pelo Bahia na última sexta-feira (26), em confronto direto na luta contra o Z4, o Imortal é o 18º colocado na tabela, com 36 pontos – quatro a menos que o próprio time baiano, que é o primeiro fora da degola.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Grêmio tem 96,9% de chances de ser rebaixado. Número semelhante ao do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, que dá 96% de probabilidades de o clube gaúcho cair para a segunda divisão.

Nesse cenário, o Grêmio tem mais três jogos para disputar no Brasileirão: São Paulo (casa), Corinthians (fora) e Atlético-MG (casa). Se alcançar 100% de aproveitamento nessa reta final vencendo as três partidas e, consequente somando os nove pontos que tem para disputar, o Imortal não alcançará a nota de corte que salvará as equipes do rebaixamento.

Segundo a UFMG, as equipes que alcançarem 47 pontos terão zerado qualquer probabilidade de queda. O Grêmio só pode, porém, chegar a 45 pontos, número que, historicamente costuma salvar as equipes do Z4. De acordo com a universidade mineira, com esse número as equipes terão ainda 27,97% de chances de ser rebaixadas. As probabilidades, entretanto, podem se modificar conforme as equipes ganhem ou vençam suas partidas.

Últimas do seu time