Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre
O Grêmio finalmente ganhou a primeira partida no Campeonato Brasileiro. Hoje (25), o time gaúcho fez 1 a 0 em cima do Atlético-MG, em Porto Alegre, e encerrou jejum que já durava cinco rodadas. A vitória veio acompanhada de boa atuação, que gerou pressão total no primeiro tempo. O duelo também teve gol de Geromel anulado e pênalti perdido por André. Felipe Vizeu, na etapa final, decidiu.
A vitória na Arena do Grêmio faz o time de Renato Gaúcho chegar a cinco pontos. Com isso, a equipe gremista deixa temporariamente a zona de rebaixamento. O Atlético-MG, por sua vez, estaciona nos 12 pontos e assiste o Palmeiras - que venceu o Botafogo mais cedo, abrir diferença na ponta.
Na próxima rodada o Grêmio visita o Bahia e o Atlético-MG recebe o CSA. A partida em Salvador acontece no sábado e o jogo em Belo Horizonte é domingo.
Antes de voltarem a campo pelo Campeonato Brasileiro, os clubes atuam no meio de semana. O Grêmio recebe o Juventude, na quarta-feira, pela Copa do Brasil. O Atlético-MG atua diante do Unión Calera-CHI, pela Copa Sul-Americana, na terça.
Quem decidiu: Felipe Vizeu
Centroavante entrou no intervalo, no lugar de André, e com menos de dois minutos em campo fez a diferença. Bem posicionado, aproveitou sobra de escanteio para vencer Victor com chute forte. Ainda contribuiu com bons passes, pivô e profundidade até o apito final.
Quem decepcionou: André
Camisa 90 não fez bom jogo, mas teve a chance para brilhar antes do intervalo. Na cobrança do pênalti, exagerou ao tentar tirar a bola do alcance de Victor e errou o alvo. A penalidade desperdiçada foi a senha para ser substituído ainda no intervalo.
Árbitro anula gol por falta de ataque, mas depois marca pênalti
O Grêmio chegou a fazer gol antes de Vizeu decidir, mas não valeu. O lance ocorreu no final do primeiro tempo, após escanteio cobrado por Jean Pyerre e que Geromel desviou de cabeça. O árbitro Rafael Traci anulou alegando falta de ataque. Depois, foi chamado e revisou o lance no monitor. A decisão foi marcar pênalti por toque de mão de Zé Welison.
Grêmio faz primeiro tempo "como nos velhos tempos"
O Grêmio de domínio e imposição, que havia sumido nas últimas partidas, reapareceu diante do Atlético-MG. Com intensidade e contundência, o time gaúcho criou três chances nos primeiros minutos e fez o adversário se fechar dentro da própria defesa. Juninho Capixaba, Maicon e Jean Pyerre ajudaram a equipe gremista a ter repertório. A posse de bola teve pico de 83% na etapa inicial. Foram 17 conclusões e, pelo menos, três ótimas chances.
Depois do intervalo, o domínio não foi igual. Apesar do cenário geral diferente, o início da etapa final foi suficiente. Além do gol de Felipe Vizeu, o Grêmio teve outra boa oportunidade. Na reta final, a equipe recolheu as linhas e passou a suportar a pressão do Atlético-MG.
Atlético-MG recua demais e depois pressiona
A equipe de Rodrigo Santana nem fez jogo de cena. Desde o início, sinalizou que a estratégia era esperar o Grêmio para jogar no contra-ataque. O estilo reativo exigiu muito de Luan e Chará, mas falhou. A transição para a área adversária parou nos erros de passe. Paulo Victor fez apenas uma defesa após conclusão de primeira de Luan. O desempenho do Galo mudou depois do gol de Felipe Vizeu. Mais ofensivo, o Atlético-MG passou a explorar o cansaço do Grêmio e ganhou posse de bola. Também começou a concluir de fora da área atrás do empate.
Cronologia do placar
André perdeu pênalti aos 45 minutos do primeiro tempo. Felipe Vizeu marcou o gol da partida aos dois minutos do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 ATLÉTICO-MG
Data e hora: 25/05/2019 (Sábado), às 19h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 15.450 pessoas (13.714 pagantes)
Renda: R$ 444.432,00
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: Maicon (GRE); Luan, Zé Welisson, Patric, Geuvânio (CAM)
Gol: Felipe Vizeu, aos 2 minutos do segundo tempo (GRE)
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Rodriguez e Juninho Capixaba; Michel, Maicon, Alisson (Diego Tardelli), Jean Pyerre (Thaciano) e Everton; André (Felipe Vizeu)
Técnico: Renato Gaúcho
ATLÉTICO-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Jair, Zé Welison (Nathan), Y. Chará, Cazares (Geuvânio) e Luan (Bruno); Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana
(Foto: Jeferson Guareze/AGIF - retirada do UOL)
Atlético-MG abre dois, mas cede empate ao Fortaleza em jogo com VAR confuso
21/07/2019Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
17/07/2019Atlético-MG tem primeira conversa com agentes por renovação com Elias
16/07/2019Cruzeiro supera crise, vence Atlético-MG e fica perto de semi na Copa do BR
11/07/2019Mineiros disputam Romero, mas atacante prefere contrato com clube do exterior
26/06/2019