Sasha mandou o seu recado para Luan antes do jogo: "não amo e muito menos gosto"

Sasha mandou o seu recado para Luan antes do jogo: "não amo e muito menos gosto"

Jeremias Wernek e Samir Carvalho
Do UOL, em Porto Alegre (RS) e Santos (SP)

Domingo, oito de maio de 2016. O Internacional goleia o Juventude e conquista o sexto título seguido do Campeonato Gaúcho em uma grande festa dentro do Beira-Rio. Autor do primeiro gol daquele jogo, Eduardo Sasha comemora simulando a dança de uma valsa e leva o público ao delírio. Dois anos depois, o meia-atacante volta a Porto Alegre pela primeira vez desde que deixou o clube colorado. E quase dois anos depois de provocar o Grêmio, à época em uma fila de 15 anos sem título.

O retorno de Sasha ao Rio Grande do Sul, neste domingo às 19h (Brasília), é também um pequeno retrato da rivalidade Gre-Nal enfiado em uma camisa branca do Santos.

Antes da valsa, Eduardo Sasha ainda soltou um "chupa, c… Aqui não é Grêmio, p...". A frase foi proferida no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no jogo de ida da final daquele Gauchão, e acabou sendo o ponto de partida para a rusga entre ele e Luan.

Luan, principal jogador do Grêmio desde 2015, foi o porta-voz de uma resposta que o elenco todo tinha engasgada na garganta. Em dezembro de 2016 o Tricolor pôde dar o troco. Campeão da Copa do Brasil, o meia-atacante respondeu a Sasha. "O Grêmio é campeão e o Sasha c...", soltou o camisa 7 diante dos repórteres.

A frase virou um item garantido na celebração dos títulos do time de Renato Gaúcho. Um desabafo que primeiro tinha alvo específico e depois se expandiu como resposta coletiva a uma reversão de cenário. Essa disputa não deixa de ser um recorte na própria rivalidade.

Desde que Sasha alfinetou o Grêmio e dançou a valsa, o Internacional foi rebaixado e não ganhou mais títulos. Em 2017, perdeu o Estadual para o Novo Hamburgo e foi vice da Série B para o América-MG. Neste ano, o clube foi eliminado nas quartas de final do Gauchão. Na carreira do meia-atacante, as coisas não foram muito auspiciosas.

Ainda em 2016, Eduardo Sasha voltou a ter lesão e ficou fora da reta final do Brasileirão. Assistiu ao time definhar e ser 16º na tabela em passagem histórica, que jamais havia ocorrido. E em 2017 até flertou com bom momento, mas acabou sucumbindo novamente pelo contexto. Nesta temporada, ele tem um recomeço.

Na Vila Belmiro, Eduardo Sasha encontrou um antigo admirador e tem correspondido. Jair Ventura, que já havia pedido a contratação do jogador nos tempos de Botafogo, é a mão que reconduz o jogador a boa fase. Com seis gols e três assistências em 19 jogos, o meia-atacante é considerado o reforço mais eficiente do clube na temporada. Recentemente, foi a saída do Santos para o imbróglio envolvendo Zeca em acordo com o Internacional.

Atuando aberto do lado direito do ataque, ele é o atacante que mais rouba bolas do Santos, além de estar no topo da lista de finalizações certas e de faltas recebidas da equipe santista. Após dois jogos fora por conta de entorse no tornozelo, Sasha retorna justamente contra o seu maior rival no futebol.

Em entrevista antes do jogo, o agora santista não escondeu que não possui afeto nenhum por Luan e já avisou que espera ser bastante ofendido pela torcida do Grêmio em campo.

"A gente costuma lembrar das pessoas que a gente gosta nesses momentos. Não amo e muito menos gosto. Com certeza vou lembrar dos meus familiares e companheiros. Vou enfrentar o Grêmio e não apenas um jogador. Espero muitas ofensas lá por ter jogado em um rival deles. Vou cumprimentar normal, olhar no olho dele (Luan). Como sempre fiz com qualquer pessoa. Da minha parte será isso", disse.

Para o Grêmio, a vida só melhorou. Depois da saída de Roger Machado e chegada de Renato Gaúcho o time teve várias oportunidades para ironizar Eduardo Sasha. A sequência de provocações, inclusive, incomodou jogadores do atual elenco do Internacional. Por mais que Sasha seja citado, agora a expressão cunhada por Luan é mais abrangente.

Luan e Sasha são desafetos?

Desde o final de 2016 a dúvida paira no ar. Ao contrário das teorias que se espalham em correntes por redes sociais, Eduardo Sasha e Luan não possuem uma conexão que justifique a rivalidade entre ambos. A celeuma está toda centrada na provocação de 2016, durante a final do Gauchão.

"Não tenho amizade ou contato. Mas não tenho mágoa, rancor ou ódio contra ele. Foi uma resposta. Incomodou o time todo. Falei que ia chegar a nossa vez", disse Luan ao `Saia de Redação´ na mais recente declaração sobre o episódio com Eduardo Sasha.

Ficha Técnica

Grêmio x Santos

Data e horário: 06/05/2018, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez - PE (CBF)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite - PE (CBF) e Marcelino Castro de Nazare - PE (CBF)

Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz (Gustavo Henrique), Lucas Veríssimo, Dodô; Alison; Léo Cittadini, Eduardo Sasha, Jean Mota e Rodrygo; Gabigol.
Técnico: Jair Ventura.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Ramiro, Luan e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho.

Foto: Getty Images (via UOL)

Últimas do seu time