Botafogo possui, na mesma pesquisa, o dobro do percentual atribuído ao Santos

Botafogo possui, na mesma pesquisa, o dobro do percentual atribuído ao Santos

Encerrada a etapa das oitavas de final da Copa Libertadores, verifica-se que os oito clubes que passaram à semifinal da competição constituem dois grupos distintos no que diz respeito à magnitude das agremiações.

Um desses grupos reúne cinco  entidades de ponta, quatro das quais já conquistaram o título de campeão do torneio continental, que são Grêmio, Santos, River Plate e San Lorenzo.

A outra agremiação é o Botafogo que, embora sem título da Libertadores, é um grande clube com larga tradição no futebol brasileiro, no qual alcançou importantes conqusitas ao longo de sua história gloriosa.

O outro grupo da semifinal acha-se integrado por Lanús,  Jorge Wistermann e Barcelona de Guayaquil, clubes de menor envergadura, que correm por fora na busca do título de 2017, mas não reúnem a priori pressupostos que lhes permitam ser incluídos entre os virtuais campeões do torneio.

A julgar por esse aspecto e considerando o futebol apresentado até aqui ao longo da competição, é possível arriscar um prognóstico em relação ao G-4 que constituirá a grande semifinal da Libertadores 2017.

Meus favoritos são Grêmio, River Plate, Santos e San Lorenzo, embora esse favoritismo seja mais teórico do que prático, haja vista o que aconteceu com Palmeiras e Atlético Mineiro, que acabaram eliminados por clubes de menor expressão, como Barcelona de Guayaquil e Jorge Wistermann.

Projetar desde já um possível favorito à conquista do título seria temerário,  considerando que estamos falando de uma disputa na qual o padrão de jogo de cada equipe nem sempre prepondera em relação àquela velha pegada em campo, tantas vezes responsável pelo levantar do caneco desse confronto guerreiro da América do Sul.
 
Entre os brasileiros, o Grêmio é apontado, segundo pesquisa, como o mais cotado para chegar ao título da Copa Libertadores, reunindo cerca de 53% das possibilidades nesse sentido contra 34% do Botafogo e apenas 13% do Santos.
 
Embora concorde que, pelo nível do futebol que apresenta hoje, o Grêmio possui um relativo favoritismo em relação aos outros dois representantes brasileiros na competição, considero exagerada a margem de 53% que lhe é atribuída.

Também discordo dos minguados 13% conferidos ao Santos, que certamente muito têm a ver com o baixo rendimento do time de Levir Culpe no jogo de volta das oitavas de final, quando foi dominado amplamente pelo Atlético Paranaense, na Vila Belmiro, apesar de ter vencido o Furacão por 1 a 0, garantindo passagem para a semifinal.

Acredito que o fraco desempenho santista nesse jogo de ontem deveu-se mais ao aspecto emocional do que ao condicionamento técnico, uma vez que é inegável que o Peixe tem mais time do que o rubro-negro paranaense, o que de certo modo se confirma ao ocupar a terceira colocação no Brasileirão, apenas dois pontos atrás do vice-líder Grêmio.

Aliás, do ponto de vista pragmático, o resultado dessa pesquisa afigura-se incongruente na essência, pois ao atribuir favoritismo absoluto ao Grêmio ela elimina automaticamente a possibilidade de o Botafogo chegar ao título, já que é o adversário direto do tricolor gaúcho na disputa da vaga à semifinal do torneio.
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Linotíciais Portal  International, Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Revista Eletrônica Gibanet.com,  Jornal Expresso Minuano-RS.,  Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte Estrelas jornalino@gmai

Foto: GRÊMIO

 

Foto: UOL

 

Últimas do seu time