O fiscal Michael Lauber anunciou que "a investigação será longa, tanto pelo volume de dados quanto pela complexidade deles

O fiscal Michael Lauber anunciou que "a investigação será longa, tanto pelo volume de dados quanto pela complexidade deles

O órgão fiscal geral da Suíça informou que localizou 28 novos casos suspeitos de lavagem dinheiro, todos relacionados aos processos de eleição das Copas de 2018, na Rússia, e de 2022, no Qatar.

Com isso, já são mais de uma centena de movimentações financeiras analisadas pelo país europeu, referentes ao pleito realizado pela Fifa em dezembro de 2010.

"A Oficina do Fiscal Geral recebeu a apresentação de 28 novos informes suspeitos. Todos estão relacionados com a investigação das eleições para os Mundiais de 2018 e 2022", confirmou à agência AFP o porta-voz da Procuradoria Suíça, André Marty.

O Fisco de Zurique chamará para falar sobre o caso oito membros do Comitê Executivo da Fifa que votaram e ainda são da Fifa: o atual presidente Joseph Blatter, o presidente da Federação Espanhola Ángel Villar, Issa Hayatou (Camarões) Michel D'Hooge (Bélgica), Senes Erzik (Turquia), Marios Lefkaritis (Chipre), Hany Abo Rida (Egito) e Vitaly Mutko, ministro de Esportes da Rússia.

O fiscal Michael Lauber anunciou que "a investigação será longa, tanto pelo volume de dados quanto pela complexidade deles. Pode levar anos, mas chagaremos ao final".

Suíça e Estados Unidos devem trocar informações neste processo, que já teve 14 pessoas envolvidas e com mandado de prisão emitido, incluindo três ex-vice-presidentes da Fifa.

Foto: UOL

Últimas do seu time