Dudu fez um golaço e deu uma linda assistência contra o Junior pela Libertadores. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOL

Dudu fez um golaço e deu uma linda assistência contra o Junior pela Libertadores. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOL

Uma frase do técnico Luiz Felipe Scolari chamou atenção após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Junior de Barranquilla, pela Libertadores, há uma semana. Após o atacante Dudu se destacar com um golaço de fora da área e uma assistência de calcanhar para Hyoran marcar, o treinador disse que espera um crescimento maior do camisa 7 no segundo semestre porque é isso que tem acontecido nas últimas temporadas.

"Se vocês notarem, nos quatro anos aqui, o Dudu sempre no segundo semestre cresce ainda mais. Os dados, as estatísticas mostram isso. Ele tem ainda para crescer. Mas não tenho nada para cobrar de diferente do Dudu pela entrega que ele faz nos treinos e nos jogos. É um jogador que a gente confia, todos nós confiamos", disse Felipão.

As estatísticas comprovam quase totalmente o que diz Felipão. Dos quatro anos completos em que Dudu defendeu o Palmeiras, em três deles o desempenho no segundo semestre foi superior ao do primeiro. A única exceção foi em 2016, ano do título brasileiro, quando o atacante marcou seis gols e deu sete assistências até o meio do ano, contra apenas três gols e cinco assistências na metade final da temporada.

Em 2015, primeiro ano de Dudu no Palmeiras, foram quatro gols e cinco assistências no primeiro semestre, contra 12 gols e oito assistências no segundo. Em 2017, o ano mais equilibrado: sete gols e cinco assistências na primeira metade do ano, contra nove gols e seis assistências na segunda. E no ano passado, quando foi craque do Brasileiro, foram sete gols e seis assistências no primeiro semestre, contra sete gols e 12 assistências no segundo.

Na atual temporada, o desempenho de Dudu tem sido de altos e baixos, como também era o caso na mesma altura de 2018. Após fazer um Brasileiro espetacular e ser decisivo na arrancada alviverde rumo ao título, o atacante vem tendo partidas mais tímidas mescladas a ótimas atuações, como foi o caso contra o Junior. Até aqui, são três gols e quatro assistências, sendo que o Palmeiras ainda fará mais 11 jogos no primeiro semestre, até a parada para a Copa América.

O próximo desafio acontece apenas na quinta-feira da semana que vem, dia 25 de abril, contra o Melgar, no Peru, pela Libertadores. Com a confiança de Felipão e da diretoria, que renovou seu contrato no início da temporada para blindá-lo do assédio chinês, Dudu carrega a expectativa de, mais uma vez, dar um passo à frente quando os jogos mais decisivos da temporada chegarem.

Confira os números de Dudu no Palmeiras (jogos oficiais):
2015
1º semestre: 4 gols e 5 assistências
2º semestre: 12 gols e 8 assistências
Total: 16 gols e 13 assistências

2016
1º semestre: 6 gols e 7 assistências
2º semestre: 3 gols e 5 assistências
Total: 9 gols e 12 assistências

2017
1º semestre: 7 gols e 5 assistências
2º semestre: 9 gols e 6 assistências
Total: 16 gols e 11 assistências

2018
1º semestre: 7 gols e 6 assistências
2º semestre: 7 gols e 12 assistências
Total: 14 gols e 18 assistências

Últimas do seu time