Paulo Roberto Falcão volta a encarar a pressão do Olímpico que estará quase lotado

Paulo Roberto Falcão volta a encarar a pressão do Olímpico que estará quase lotado

Por Marinho Saldanha e Marcello De Vico
Do UOL, em Porto Alegre e em São Paulo

O Grêmio entra em campo nesta quinta-feira para disputar o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Bahia, às 21h, no Olímpico. Um dos maiores vencedores do torneio, o time gaúcho defende vantagem para manter o sonho de conquistar o pentacampeonato. O adversário está "brigado" com a imprensa pelas críticas recebidas. Paulo Roberto Falcão, por sua vez, volta ao Olímpico, onde foi campeão pelo Inter em 2011.

Foi na casa do rival que Falcão, treinando o Internacional, levantou a taça de campeão gaúcho da temporada passada. Após vitórias alternadas, o time vermelho levou a melhor nos pênaltis. Criado no Inter, o ex-comentarista voltará a ouvir a música em sua "homenagem" - obviamente em tom irônico - e as bandeiras da torcida gremista.

Para o reencontro com o desafeto em casa, os aficionados do Grêmio prometem um dos maiores públicos do ano. A procura por ingressos foi muito grande durante a semana e a tendência é de público superior a 35 mil pessoas - o maior do ano.

"A motivação é bem maior quando sabemos que a torcida estará presente. Ter apoio dos torcedores em casa, para um jogo desta importância, dá motivação a todos. Não tenha dúvida que essa alegria contagia a todos no campo", disse o capitão do time, Gilberto Silva.

Como venceu o jogo de ida por 2 a 1, o Grêmio garante vaga nas semifinais da competição com qualquer empate, vitória, ou até perdendo por 1 a 0. Já o Bahia precisa de dois ou mais gols de diferença, ou um desde que marque três ou mais.

Treinamentos fechados marcaram a semana em ambos os lados. No Grêmio, Luxemburgo usou tal conduta pela terceira vez desde que chegou a Porto Alegre. Antes, somente na semana que antecedeu a final do segundo turno do Estadual imprensa e torcida foram impossibilitadas de acompanhar atividades no Olímpico. E a outra vez não deu sorte, tanto que o time azul, branco e preto foi derrotado.

Não há muito o que mudar na equipe. Os quatro poupados do jogo do final de semana, contra o Vasco, pelo Brasileirão, retornam. A única dúvida é Miralles ou André Lima ao lado de Marcelo Moreno no ataque.

Já no caso do Bahia, o treinamento fechado não ocorreu somente por questões táticas. Paulo Roberto Falcão considera injustas as críticas que seu time recebe mesmo após o título estadual, que quebrou jejum de 11 anos. Por isso, impede os jornalistas locais de acompanhar atividades e proibiu entrevistas de seus comandados. Adotando a "Lei do Silêncio" a equipe baiana evidencia a má relação com a imprensa.

Em campo são cinco desfalques. Souza, Morais, Vander, Jones e Madson não poderão atuar. Além de Ávine, Coelho e Dudu que passam por recondicionamento físico. O último treino com portões fechados ocorreu no Beira-Rio. A bola parada segue sendo a principal arma dos visitantes.

Quem avançar entre Grêmio e Bahia enfrenta o Palmeiras nas semifinais da Copa do Brasil. O time paulista venceu o Atlético-PR na quarta-feira por 2 a 0 e se garantiu entre os quatro melhores da competição.

Grêmio x Bahia

Data: 24/05/2012 (quinta-feira)
Horário: às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv e ESPN
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RS)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (RS) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Grêmio: Victor; Edílson, Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio; Marcelo Moreno e André Lima (Miralles). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Bahia: Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Hélder (Diones), Magno e Gabriel; Lulinha e Júnior. Técnico: Paulo Roberto Falcão

Foto: UOL

Últimas do seu time