Semblante de confiança do tricampeão Max Verstappen. Foto: Oracle Red Bull Racing

Semblante de confiança do tricampeão Max Verstappen. Foto: Oracle Red Bull Racing

Atual tricampeã consecutiva da Fórmula 1 entre pilotos e bicampeã consecutiva entre equipes, a austríaca Red Bull apresentou nesta quinta-feira (15) o RB20, fechando o ciclo de lançamentos dos carros para a temporada de 2024, marcada para começar no dia 2 de março, com o GP do Bahrein, em Sakhir. 

Diferente das demais escuderias, a Red Bull já realizou um shakedown do seu novo carro na última terça-feira (13) em Silverstone, e mesmo com imagens distantes, foi possível verificar que a área atrás do cockpit tem uma elevação que acompanha a silhueta do halo, dando um ar mais encorpado ao novo carro, bastante distinto em relação ao RB19.

O evento de apresentação do RB20 aconteceu na sede da equipe, em Milton Keynes, na Inglaterra, cidade distante 70 quilômetros a noroeste de Londres, e contou com a presença de Christian Horner, chefe do time, que teve seu nome alardeado na mídia por conta de uma investigação interna da Red Bull, que ainda não foi devidamente esclarecida.

Figura central da parte de projetos, o engenheiro Adrian Newey foi discreto, como de hábito, citando a evolução das rivais, que segundo ele estão cada vez mais próximas da Red Bull. 

Na apresentação, um vídeo retratando a história já longeva e consolidada do time austríaco, fruto da aquisição da Jaguar na Fórmula 1 no final de 2004, que promoveu a estreia da Red Bull como equipe própria em 2005. Portanto, o ano de 2024 marca a 20ª temporada da Red Bull na categoria máxima do automobilismo, onde ela acumula seis títulos de construtores e sete de pilotos, sendo quatro de Sebastian Vettel e três de Max Verstappen. A equipe ainda soma 113 vitórias e 95 poles. 

Atrelada à estrutura da Ford em seu ano de estreia, 2005, por conta da aquisição da Jaguar, pertencente ao grupo norte-americano, a Red Bull utilizou motores Cosworth em sua temporada inaugural, passando em 2006 a contar com o fornecimento dos motores da Ferrari.

Mas a parceria com a casa de Maranello durou apenas para 2006. Em seguida, um casamento de longo período com a Renault, que durou de 2007 a 2015, bastante vitorioso, por sinal, com quatro títulos de construtores e outros quatro de pilotos. E, desde 2016, os modelos da Red Bull vem sendo impulsionados pelos propulsores japoneses da Honda, relação que resultou, até agora, em mais dois títulos de construtores e três de pilotos.  

Padronagem de cores mantida e alguns detalhes aerodinâmicos diferenciados, como a silhueta do cockpit acompanhando a curvatura do halo. Foto: Oracle Red Bull Racing 

Como o RB20 já cumpriu os 200 quilômetros permitidos no shakedown, a nova aparição do carro de Verstappen e Pérez será na breve pré-temporada, marcada para acontecer entre 21 e 23 de fevereiro, no Bahrein.

A temporada de 2023 foi um verdadeiro passeio da Red Bull, que venceu 21 das 22 provas, com 19 triunfos de Max Verstappen e dois de Sergio Pérez. A única exceção na temporada foi o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que quebrou a hegemonia do time austríaco ao vencer o GP de Singapura, 15ª etapa do Mundial.

     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

 

 

 

Últimas do seu time