O brasileiro é o grande destaque do time português

O brasileiro é o grande destaque do time português

Até hoje, a torcida do Corinthians lamenta o desmanche do time campeão brasileiro de 2015. Nomes como Renato Augusto, Gil e Ralf são lembrados com saudosismo, mas pouca gente lembra de um dos últimos a deixar o Parque São Jorge: o zagueiro Felipe, vendido no meio do ano passado ao Porto por cerca de R$ 30 milhões.

Pouco antes de sua venda, o zagueiro foi convocado pela primeira vez para a seleção e ajudava o Corinthians, ainda com Tite, a se manter entre os melhores do país. Nada disso, porém, antecipava o tamanho do impacto que Felipe causaria em sua chegada a Portugal.

Com o brasileiro ao lado do espanhol Marcano, a defesa do Porto se transformou em uma das melhores da Europa. Em 20 jogos no Campeonato Português, a equipe levou apenas 11 gols. É o melhor desempenho nas seis maiores ligas nacionais do continente.

Quem chega mais perto é o Bayern de Munique, na Bundesliga, com 12 gols em 19 jogos. Nas outras, a distância é maior. O Villarreal, que lidera a estatística na Espanha, por exemplo, sofreu 14 gols em 21 jogos. Na Inglaterra e na Itália, as melhores defesas (Tottenham e Juventus, respectivamente), levaram 16 gols. Na França, os melhores são PSG e Nice, 18 gols sofridos em 24 partidas.

Para os críticos, o ex-corintiano é, sim, o responsável por isso. Usando a Liga dos Campeões como parâmetro, o Porto levou três gols na primeira fase. Só Atlético de Madri e Juventus (dois gols) foram menos vazados.

E o brasileiro é o grande destaque do time português. O site WhoScored, especializado em estatísticas, por exemplo, aponta Felipe como um dos dois melhores zagueiros do torneio. A nota média do jogador em seis partidas é 7,5 – o único da posição com uma avaliação melhor é o dinamarquês Zanka, do já eliminado Copenhagen, com 7,6.

Em Portugal, a boa fase de Felipe não passou despercebida. Lembra do Aloísio, ex-jogador brasileiro com passagens por Barcelona e Porto? Ele é só elogios ao ex-Corinthians. "O Felipe está se mostrando o melhor reforço da temporada do Porto. Eu já o acompanhava desde os tempos de Corinthians. Ele está se impondo em um grande clube e eu, como brasileiro, fico feliz de vê-lo jogar tão bem", elogiou o jogador ao site Sapo Desporto.

Ex-Porto e Juventus, o português Jorge Andrade também aprova o desempenho do jogador. Mesmo após uma péssima primeira impressão. "Felipe entrou e, a princípio, tinhamos algumas duvidas porque fez alguns gols contra. Mas a partir do momento em que ficou mais firme, tornou a defesa muito mais sólida", falou o ex-zagueiro da seleção lusitana ao site ZeroZero.

Foto: AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA

Últimas do seu time