Até hoje, a torcida do Corinthians lamenta o desmanche do time campeão brasileiro de 2015. Nomes como Renato Augusto, Gil e Ralf são lembrados com saudosismo, mas pouca gente lembra de um dos últimos a deixar o Parque São Jorge: o zagueiro Felipe, vendido no meio do ano passado ao Porto por cerca de R$ 30 milhões.
Pouco antes de sua venda, o zagueiro foi convocado pela primeira vez para a seleção e ajudava o Corinthians, ainda com Tite, a se manter entre os melhores do país. Nada disso, porém, antecipava o tamanho do impacto que Felipe causaria em sua chegada a Portugal.
Com o brasileiro ao lado do espanhol Marcano, a defesa do Porto se transformou em uma das melhores da Europa. Em 20 jogos no Campeonato Português, a equipe levou apenas 11 gols. É o melhor desempenho nas seis maiores ligas nacionais do continente.
Quem chega mais perto é o Bayern de Munique, na Bundesliga, com 12 gols em 19 jogos. Nas outras, a distância é maior. O Villarreal, que lidera a estatística na Espanha, por exemplo, sofreu 14 gols em 21 jogos. Na Inglaterra e na Itália, as melhores defesas (Tottenham e Juventus, respectivamente), levaram 16 gols. Na França, os melhores são PSG e Nice, 18 gols sofridos em 24 partidas.
Para os críticos, o ex-corintiano é, sim, o responsável por isso. Usando a Liga dos Campeões como parâmetro, o Porto levou três gols na primeira fase. Só Atlético de Madri e Juventus (dois gols) foram menos vazados.
E o brasileiro é o grande destaque do time português. O site WhoScored, especializado em estatísticas, por exemplo, aponta Felipe como um dos dois melhores zagueiros do torneio. A nota média do jogador em seis partidas é 7,5 – o único da posição com uma avaliação melhor é o dinamarquês Zanka, do já eliminado Copenhagen, com 7,6.
Em Portugal, a boa fase de Felipe não passou despercebida. Lembra do Aloísio, ex-jogador brasileiro com passagens por Barcelona e Porto? Ele é só elogios ao ex-Corinthians. "O Felipe está se mostrando o melhor reforço da temporada do Porto. Eu já o acompanhava desde os tempos de Corinthians. Ele está se impondo em um grande clube e eu, como brasileiro, fico feliz de vê-lo jogar tão bem", elogiou o jogador ao site Sapo Desporto.
Ex-Porto e Juventus, o português Jorge Andrade também aprova o desempenho do jogador. Mesmo após uma péssima primeira impressão. "Felipe entrou e, a princípio, tinhamos algumas duvidas porque fez alguns gols contra. Mas a partir do momento em que ficou mais firme, tornou a defesa muito mais sólida", falou o ex-zagueiro da seleção lusitana ao site ZeroZero.
Foto: AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA
Casillas recebe homenagens de jogadores e torcedores do Porto
05/05/2019No radar do Palmeiras, Miranda recebe consulta para atuar no Porto
13/10/2018De olho na seleção, Alex Telles troca de agente e tem oferta da Juventus
22/07/2018"Corte de gastos": Porto anuncia saída de Casillas ao fim da temporada
03/03/2018Ex-corintiano Felipe transforma Porto em uma das melhores defesas da Europa
10/02/2017