Seleção etíope deverá perder os pontos conquistados  no jogo realizado no dia 8 de junho

Seleção etíope deverá perder os pontos conquistados no jogo realizado no dia 8 de junho

Do UOL, em São Paulo

O presidente da Federação Etíope de Futebol admitiu nesta terça-feira que a seleção local escalou um jogador irregular na partida contra Botsuana, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014, e deverá perder os pontos conquistados na partida (vitória por 2 a 1), disputada no último dia 8 de junho. Com isso, a África do Sul, anteriormente eliminada do Mundial, após perder para a própria Etiópia no último domingo, volta a briga pela vaga.

Ambas as seleções estão no Grupo A das eliminatórias. A Etiópia, até que a Fifa, que investiga o caso, decida se ela realmente perderá os pontos, possui 13 pontos, à frente dos sul-africanos, que possuem 8 pontos. A Etiópia, assim, já estaria classificada para a última fase, em mata-mata. Com os pontos retirados, a Etiópia cai para 10 pontos, e a última rodada passa a ser decisiva.

No dia 6 de setembro, a Etiópia visita a República Centro-Africana, lanterna do grupo e já eliminada, enquanto a África do Sul joga em casa com Botsuana. Como a Botsuana possui 4 pontos, iria a 7 com a conquista dos pontos retirados da Etiópia, e voltaria a briga pela vaga.

"Não vamos apelar, foi negligência nossa. Nós aceitaremos punição da Fifa", declarou Minyahil Beyene, presidente da federação etíope em entrevista a Rede BBC, da Inglaterra.

Apesar do erro, Beyene continua confiante na vafa. "Estmaos muito motivados. O problema é só da federação", completou.

Outras duas seleções também estão sob investigação na África: Togo e Guiné Equatorial, mas as duas equipes estão eliminadas nas eliminatórias. 

E quem pode se dar bem é Camarões, que perdeu para Togo por 2 a 0 justamente no jogo sob suspeita e pode ganhar os pontos caso seja confirmada a utilização de um jogador irregular por Togo. Assim, os camaronenses ultrapassariam a Líbia no Grupo I.

No caso de Guiné Equatorial, a entidade do país recorreu de uma decisão desfavorável por conta da derrota por 2 a 1 para Cabo Verde e a Fifa ainda não concluiu a investigação.

Últimas do seu time