O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif, Silvio Luiz

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: Terceiro Tempo

 A Grécia fez grande sucesso no futebol no começo da década 2000. Ela foi protagonista de uma das maiores “zebras” da história do futebol. Com jogadores desconhecidos internacionalmente, o time conseguiu surpreender a todos e vencer a Eurocopa de 2004, vencendo a final contra os donos da casa, Portugal, por 1 a 0. Tratando de Copa do Mundo, os gregos ainda não conseguiram bons resultados.  Em 1994, quando estreou em mundiais, a seleção perdeu todos os jogos e não conseguiu marcar um gol. A segunda participação em Copas da Grécia foi em 2010. Na África do Sul, a Seleção Grega conseguiu marcar sues primeiros gols e sua primeira vitória em mundiais, mas não conseguiu passar da fase de grupos.

Theodoros Zagorakis foi o maior ídolo do futebol grego. Ele foi titular e o capitão da história conquista da Eurocopa de 2004. Zagorakis defendeu a seleção nacional em 120 oportunidades, sendo que ele foi o atleta que mais vezes capitaneou e que fez mais partidas consecutivas pela Seleção Grega. Além disso, ele foi eleito como o melhor jogador da final da Euro e o melhor jogador do torneio em 2004. Em agosto de 2007, ele jogou 15 minutos em um amistoso contra a Espanha para se despedir oficialmente da seleção e dos gramados.

Para conseguir a classificação ao Mundial no Brasil, a Grécia precisou passar pela repescagem europeia. Após um bom desempenho na fase de grupos, os gregos ficaram empatados com a Bósnia nos números de pontos, mas, com um saldo de gols menor, a Seleção Grega teve que enfrentar a Romênia para confirmar sua ida à Copa do Mundo. Assim, a Grécia, jogando em casa, venceu o primeiro confronto por 3 a 1 e depois empatou em 1 a 1 fora de casa, carimbando sua vaga para o mundial.

Fernando Santos é um técnico português, que passou pelos grandes times de sua terra natal e pelos grandes clubes da Grécia. Ele chegou à Seleção Grega após a Copa do Mundo de 2010 e vem fazendo um bom trabalho. Na Eurocopa de 2012, ele conseguiu levar o time até as quartas-de-final do torneio, sendo eliminado pela forte Alemanha.

Mesmo após 10 anos do inesquecível título europeu, a Grécia não mudou seu estilo de jogo. A seleção continua jogando na retranca, esperando o adversário e jogando apenas por uma bola no contra-ataque. Assim, durante a Copa do Mundo, o time deve ser escalado no 4-4-2 com: Karnezis (goleiro) – Torosidis (lateral-direito) – Papastathopoulos e Manolas (zagueiros) – Holebas (lateral-esquerdo) – Maniatis, Tziolis, Karagounis e Salpingidis (meias) –Samaras e Mitroglou (atacantes).

O atacante Mitroglou, apelidado de “Mitrogol”, foi essencial para essa classificação da Grécia para a Copa. Ele marcou quatro gols nas eliminatórias, sendo dois no confronto decisivo contra a Romênia, na repescagem europeia.

 Dos 23 convocados, apenas 10 jogam na Grécia e seis jogam na Itália

A Grécia fez uma excelente campanha nas eliminatórias da Copa. Foram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

A principal aposta da Grécia é o atacante Mitroglou, que joga no Fulham. Ele fez 33 jogos do ano e marcou 17 gols. Uma média de 0,73%

Sua maior conquista foi a Eurocopa de 2004, bateu a seleção de Portugal.

A seleção grega vai participar de sua terceira Copa do mundo, a segunda consecutiva.

0 – O atual momento econômico do país não é para festas. A Grécia ainda tenta se reerguer após passar por uma grande crise financeira.

1 – O estilo de jogo da seleção não encanta e sempre foi alvo de críticas pelos especialistas.

2 – O corte do veterano Dimitris Papadopoulos pode causar um racha com a torcida. Ele era um dos remanescentes do título da Eurocopa de 2004.

3 – O setor ofensivo do time tem bons nomes, mas ele fica sacrificado pelo estilo de jogo da equipe. Assim, é raro ver a Grécia goleando.

4 – O goleiro Karnezis não é unanimidade em seu país, mas foi o escolhido do técnico para ser titular nas últimas partidas.

5 – A convocação dos veteranos Karagounis e Katsouranis. Ambos são “heróis de guerra” para o país. Eles participaram do inédito título da Eurocopa de 2004, mas muitos dizem que eles já deveriam estar aposentados.

6 – A seleção não fará grandes viagens no mundial. Ela ficará sediada em Aracaju, estreará em Belo Horizonte contra a Colômbia, depois enfrenta o Japão em Natal e encerra sua participação na fase de grupos contra a Costa do Marfim em Fortaleza.

7 – O sistema defensivo do time é eficiente. O técnico congestiona o meio-campo e não deixa o adversário passar pela defesa.

8 – A Grécia deu sorte no sorteio e não caiu em um grupo muito complicado. Ela vai enfrentar a Colômbia, Costa do Marfim e Japão durante a primeira fase. Assim, nenhuma seleção é muito superior que a outra, dando a chance para os gregos surpreenderem.

9 – O atacante Mitroglou merece destaque. Ele marcou muitos gols nesta temporada pelo Olympiacos até ser vendido ao Fulham, da Inglaterra.

10 – A continuidade do trabalho do técnico Fernando Santos. Ele chegou em 2010 e conseguiu fazer uma boa campanha com a seleção na Eurocopa de 2012.

Apesar de ter participado apenas de dois mundiais, a Grécia desembarca no Brasil confiante. Pois conta com Samaras, seu principal atacante e esperança de gols da torcida. A camisa herdou o branco e azul da consagrada bandeira grega. E assim como a bandeira, a Seleção Grega espera fazer história se levantar a taça.

 E os jogadores esperam repetir o feito de 2004, na Eurocopa. Naquele torneio, a Grécia desbancou fortíssimos adversários, como: Espanha, França, República Tcheca e Portugal. Na final contra os portugueses, comandados por Luis Felipe Scolari, os gregos vestiram o famoso branco, cor que alimentou a esperança dos jogadores rumo ao título.

 A camisa da Seleção Grega traz um desenho clássico, sendo predominantemente branca com gola polo em azul, mesmo tom na borda das mangas e no logotipo da fornecedora americana Nike. São pequenos detalhes que dão realce sobre o branco, cor de destaque e marca registrada desta seleção.

 

 

Theodoros Zagorakis

Ele foi o capitão do título de maior importância da Grécia, a Eurocopa de 2004. Após encerrar carreira, foi presidente do AOK da Grécia e posteriormente como gerente do clube.

Clique aqui e veja a página de Theodoros Zagorakis na seção "Que Fim Levou?"

 

 

 

Após a queda do Fulham para a segunda divisão da Inglaterra, Mitroglou já é especulado em outros times.

O atacante grego não recebeu grandes chances de atuar no time de Londres, mas mostrou que é artilheiro na segunda metade de 2013, quando ele marcou 14 gols no Campeonato Grego pelo Olympiacos.

Assim, com a queda do time inglês, outros clubes já estariam interessados no futebol do atleta, até o próprio Olympiacos estaria entre eles.

 

Mantendo o estilo de jogo pragmático para sua terceira Copa do Mundo, a Grécia chega mais uma vez como “azarona” no mundial. A marca registrada desta seleção é a defesa forte. Porém, o contra-ataque é fraco. Os gregos passam pouco tempo com a bola no pé e jogam apenas por uma bola. Assim, para tentar uma inédita classificação para as oitavas, os campeões da Eurocopa de 2004 esperam que o atacante Mitroglou mantenha sua grande média de gols nesta temporada.

 

 

O repórter Kaique Lopreto entrevistou o jornalista Silvio Lancelotti sobre o futebol grego. 

Clique aqui e veja a página de Silvio Lancelotti na seção "Que Fim levou?"

  

Especial Copa do Mundo - Grécia - Silvio Lancelotti fala sobre os gregos by TerceiroTempo

Últimas do seu time