Pelo Grupo G, os espanhóis venceram os italianos por 3 a 0

Pelo Grupo G, os espanhóis venceram os italianos por 3 a 0

Do UOL, em São Paulo

Em um jogo crucial pela liderança do grupo G das eliminatórias europeias para a Copa de 2018, a Espanha derrotou a Itália sem grandes dificuldades, por 3 a 0, neste sábado (2), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e deu um passo importante para a classificação para o Mundial. Isco foi o destaque da partida ao anotar dois gols. Morata fechou o placar e decretou a primeira derrota dos italianos nas eliminatórias.

Com o triunfo, a Espanha chega aos 19 pontos e se isola na liderança da chave. A Itália está na segunda colocação, com 16 pontos, seguida pela Albânia (12 pontos). O primeiro de cada um dos nove grupos vai diretamente para a Copa, enquanto os oito melhores segundos colocados fazem um mata-mata para decidir os outros quatro classificados.

Restam apenas três jogos para o fim do grupo G. Para a Itália, fica difícil pensar em terminar esta fase na primeira colocação, pois terá que torcer por um tropeço da Espanha e ainda tirar saldo de gols, caso termine com a mesma pontuação (os italianos têm saldo de 11, enquanto os rivais, de 21). O detalhe é que os espanhóis pegam adversários teoricamente fracos nas três últimas rodadas (Liechtenstein, Albânia e Israel).

O destaque

Primeiro, uma cobrança perfeita da entrada da área, sem chance para Buffon. Depois, uma boa jogada e um chute forte da meia-lua, novamente fora do alcance de um frustrado Buffon. Com dois belos gols (sem contar a linda caneta que deu em Verratti), Isco foi o grande nome da partida.

Pesadelo de Verratti

Verratti terá pesadelos com Isco neste sábado. Isso porque o meia do Real Madrid aplicou um lindo chapéu e um rolinho no jogador do Paris Saint-Germain. Na sequência do lance da caneta, Carvajal só não deixou a sua marca porque Buffon apareceu bem para salvar a Itália.

Azzurra no ataque

O técnico da Itália, Giampiero Ventura, armou um time ofensivo para a partida, com Immobile e Belotti no ataque e Candreva e Insigne pelas pontas. O treinador da Espanha, Julen Lopetegui, por sua vez, mandou a campo uma equipe sem um atacante central (Isco, Silva e Asensio formaram o trio de frente).

Cartões

Com 11 minutos de jogo, a Itália já tinha dois cartões amarelos. O primeiro a receber a punição foi Verratti, que deu uma entrada sem necessidade em Busquets, no meio de campo. Depois Bonucci pegou Asensio na entrada da área. E foi justamente desta falta que saiu o primeiro gol dos espanhóis na partida.

Com a faca e o queijo na mão

Para terminar a fase na primeira colocação da chave, os italianos vão precisar torcer e muito por ao menos uma derrota da Espanha nos três últimos jogos. Mas isso parece ser bem improvável. No jogo de ida contra Liechtenstein, os espanhóis ganharam por 8 a 0, em casa. Contra a Albânia, longe dos seus domínios, ganhou por 2 a 0. Contra Israel, em Gijón, venceu por 4 a 1.

Bernabéu não perdoa Piqué

Conhecido desafeto do Real Madrid, o zagueiro Piqué não escapou das vaias da torcida que compareceu ao Santiago Bernabéu. Mesmo com a camisa da seleção espanhola, o jogador do Barcelona foi bastante vaiado em diversos momentos. Já Iniesta, seu companheiro de clube, ganhou aplausos dos acionados.

Villa volta à seleção e é ovacionado

Fora da seleção desde a Copa do Mundo de 2014, o atacante David Villa voltou a vestir a camisa espanhola neste sábado. Aos 35 anos, o artilheiro do Mundial de 2010 foi bastante aplaudido pelos torcedores.

"É difícil de descrever, estou muito feliz. Agradeço a todos. Não sei se mereço tanto carinho", disse o jogador.

Extraterrestres?

"Nós somos humanos, eles [a Espanha] nem tanto...". Foi assim que Ventura, técnico da Itália, comentou, de modo bem seco, a derrota do seu time para os espanhóis.

Agenda

Na próxima rodada do grupo G da eliminatória europeia, a Espanha visita o Liechtenstein, enquanto a Itália recebe Israel. Os dois jogos acontecem às 15h45 (de Brasília) da próxima terça-feira (5).

(Crédito da foto: Paul White/AP Photo - retirada do UOL)

Últimas do seu time