Carille é um dos alvos do Peixe para substituir Fernando Diniz. Foto: Marcos de Paula/Allsports

Carille é um dos alvos do Peixe para substituir Fernando Diniz. Foto: Marcos de Paula/Allsports

Em situação financeira delicadíssima, o Santos esbarra numa condição importante na hora de negociar com um novo técnico: convencer o profissional a assinar um contrato sem multa. Em busca de um substituto para Fernando Diniz, o Peixe tem em seu radar Fábio Carille e Rogério Ceni, e nas últimas horas ficou mais próximo do primeiro.

Além de precisar adequar os salários dos comandantes à sua realidade financeira, o clube da Vila Belmiro precisa convencê-los a assinar vínculo sem multa contratual em caso de demissão, fato incomum no futebol brasileiro. A filosofia do presidente santista Andrés Rueda tem uma explicação clara: questões financeiras.

Rueda não esconde as dificuldades nas finanças alvinegras e vem promovendo cortes de gastos e pagamentos de dívidas atrasadas. Quando assumiu o clube no início de 2021, o presidente santista, segundo reportagem do GE em março, pagava ao mesmo tempo pendências a sete ex-treinadores: Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira, Levir Culpi, Enderson Moreira, Jorge Sampaoli, Jesualdo Ferreira e Cuca.

O cenário limita o poder de fogo santista nas contratações e levou o clube a tentar acertar com treinadores que aceitem trabalhar sem a multa. Com Ariel Holan, Rueda não conseguiu assinar vínculo totalmente livre de multa, mas o argentino aceitou reduzir o valor – como Holan é quem pediu demissão do Santos, o clube ficou livre do pagamento –; Já o recém demitido Fernando Diniz assinou contrato totalmente livre de multa.

Nome de Carille ganha força

Com a missão de contratar um novo treinador dentro de suas possibilidades financeiras, o Peixe espera ter um novo profissional antes do jogo contra o Bahia, no próximo sábado (11), na Vila Belmiro. Segundo a Gazeta Esportiva, há uma preferência do Comitê Gestor alvinegro por Rogério Ceni, mas a escolha depende do custo-benefício. Ceni até aceitaria assinar contrato sem multa, mas seu salário é acima do que o Peixe gostaria de pagar. Pesa a favor do ex-treinador do Flamengo o fato de a negociação não ter intermediários, já que Ceni trata de toda a negociação pessoalmente.

Mas é o nome de Carille que vai ganhando mais força nas últimas horas. De acordo com o repórter Fábio Lazaro, da Rádio Capital, a cúpula alvinegra se reuniu virtualmente com Fábio Carille, que gostou do que lhe foi apresentado. O ex-treinador do Corinthians está na Arábia Saudita e deve retornar ao Brasil em breve para intensificar as conversas. Segundo a Gazeta Esportiva, o treinador está próximo de um acerto com o Peixe e inclusive já aceitou parte das condições santistas.

Últimas do seu time