Meia Rodriguinho se prepara para abrir o placar para o Corinthians no dérbi de fevereiro

Meia Rodriguinho se prepara para abrir o placar para o Corinthians no dérbi de fevereiro

Diego Salgado e Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo

Corinthians e Palmeiras voltarão a se enfrentar neste domingo, às 16h (horário de Brasília), em Itaquera, pelo Brasileirão, sob um roteiro conhecido e recorrente. Com Carille no comando, o time alvinegro, em xeque, enfrenta novamente o rival em alta. E tenta, pela quinta vez, desbancar o rival alviverde pouco mais de um mês depois de conquistar o Estadual na casa alviverde.

O Palmeiras vive uma boa fase depois do vice paulista. O time de Roger Machado é o terceiro colocado no Brasileirão, abriu vantagem sobre o América-MG nas oitavas da Copa do Brasil e, de quebra, garantiu antecipadamente a vaga na fase de mata-mata da Libertadores, com a melhor campanha do torneio até agora.

O Corinthians, por sua vez, atravessa uma fase marcada pela instabilidade. Depois de quatro jogos sem vencer, com direito a uma derrota em casa para o Independiente pela Libertadores e duas partidas abaixo do normal pelo Brasileirão, a equipe reagiu ao bater o Vitória na Copa do Brasil na última quinta-feira.

Desde fevereiro do ano passado, o clássico entre Corinthians e Palmeiras se tornou um divisor de águas para ambos os lados. A história recente traz consigo um desfecho favorável à equipe de Carille e decepções palmeirenses. O time alviverde, em um melhor momento, sucumbe ao rival e passa a ter dificuldades - o rival, em contrapartida, reage de vez e inicia uma arrancada em busca de títulos.

O exemplo mais recente se deu na final do Campeonato Paulista, no começo de abril. Naquela ocasião, o Palmeiras viu o adversário se recuperar após uma derrota em casa no primeiro jogo da decisão. No Allianz Parque, o Corinthians desbancou o favorito nos pênaltis e levantou a taça em plena arena palmeirense.

O time corintiano também superou as expectativas ao vencer o Estadual do ano passado. Em baixa e diante de desconfiança, o time venceu o Palmeiras por 1 a 0, no início da redenção de Jô, e não parou mais de ganhar. No fim, superou a Ponte Preta para conquistar o primeiro título na "era Carille".

Já na reta final do último Brasileirão, o Corinthians voltou a protagonizar uma reação em meio a uma série sem vitórias e a possibilidade de uma aproximação do próprio Palmeiras na tabela de classificação. Com ares de decisão, os corintianos venceram por 3 a 2 e praticamente garantiram o segundo título de 2017.

O confronto entre os times ainda foi marcado pela recuperação corintiana no começo da atual temporada. Em fevereiro, vindo de três jogos sem vencer, o Corinthians fez 2 a 0 no Palmeiras, que até então estava invicto em 2018, pela primeira fase do Paulistão.

Tempestade após derrotas

As derrotas diante de um rival enfraquecido costumam complicar a temporada do Palmeiras. No ano passado, por exemplo, o time de Eduardo Baptista passou a ser contestado e acabou eliminado pela Ponte Preta na semifinal - o treinador foi demitido dias depois, após uma derrota para o Jorge Wilstermann na Libertadores.

No fim do ano, depois de flertar com uma arrancada rumo à liderança, o Palmeiras de Alberto Valentim, derrotado pelo Corinthians, passou a lutar apenas por uma vaga na Libertadores. O comandante, assim como Baptista, também deixou o clube.

Roger Machado também teve de passar pela experiência negativa. Após perder para o Corinthians na primeira fase do Paulistão, o time alviverde demorou para voltar aos trilhos. Recuperado, disputou a final, mas acabou superado novamente pelo rival - a equipe perdeu apenas três jogos em 2018, dois deles para os corintianos.

O Palmeiras, porém, logo conseguiu mostrar força para se reestabelecer na temporada. Nas jogos seguintes à derrota na final, a equipe se mantém invicta, com três empates e cinco triunfos. Agora, os palmeirenses tentam se afirmar, enfim, em um duelo direto com o Corinthians.

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Últimas do seu time