Entidade máxima do futebol sul-americano falou em maior "justiça desportiva" ao excluir o critério do gol fora. Foto: Divulgação

Entidade máxima do futebol sul-americano falou em maior "justiça desportiva" ao excluir o critério do gol fora. Foto: Divulgação

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (25) uma mudança importante para suas competições a partir da próxima temporada: a exclusão do critério do "gol do qualificado do visitante". Desse modo, a partir de 2022, todos os gols passam a ter o mesmo valor nos confrontos de mata-mata da Libertadores e Copa Sul-Americana, e o gol fora de casa deixa de ser um critério de desempate.

O argumento da Conmebol é de que, com essa medida, haverá maior “justiça esportiva”.

“A Conmebol elimina o ´gol de visitante´. A partir de agora, todos os gols de torneios da Conmebol terão o mesmo valor, já não se considerará como um critério de desempate os gols convertidos na condição de visitante. Com isso, aponta-se para uma maior justiça desportiva", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da entidade.

Nesta temporada, o Palmeiras se classificou para a grande final da Libertadores justamente ao fazer valer o critério do gol qualificado. Após 0 a 0 com o Atlético-MG na partida da ida da semifinal, no Allianz Parque, o Verdão arrancou um empate em 1 a 1 no Mineirão, e eliminou o time de BH.

A medida não afeta a grande decisão do torneio de 2021, já que a final é disputada em jogo único e campo neutro. Palmeiras e Flamengo decidirão  o torneio continental no próximo sábado (27), às 17h, no Estádio Centenário, no Uruguai.

Últimas do seu time