João Paulo foi decisivo na luta do Peixe contra o rebaixamento. Foto: Ivan Storti/Santos FC

João Paulo foi decisivo na luta do Peixe contra o rebaixamento. Foto: Ivan Storti/Santos FC

A temporada 2022 foi dura para o Santos. Verdadeiramente complicada. Mas o pesadelo acabou! O Peixe está livre do rebaixamento no Brasileirão e o objetivo foi alcançado baseado num tripé, que salvou o clube da Vila Belmiro da maior humilhação de sua história: Fábio Carille, a base e o melhor goleiro do campeonato.

Carille chegou ao Santos em setembro, na virada de turno do Brasileiro, substituindo Fernando Diniz (que até iniciou bem sua trajetória no Peixe, mas viu o trabalho desandar e não conseguir achar alternativas para fortalecer a equipe), e tratou de encarar de frente  os problemas da alvinegros.

Com fama de retranqueiro, o técnico, óbvio, fortaleceu o sistema defensivo da equipe e com “apenas” isso resolveu muitos dos problemas santistas. Não por acaso, o Peixe tem hoje a melhor defesa do 2º turno. Em 18 jogos sob o comando do treinador, o Santos foi vazado em apenas 14. Com Carille, o clube alvinegro tem sete vitórias e em todas o time não sofreu gols.  É inegável que o time melhorou com o ex-técnico corintiano, deixou de alçar bolas aleatórias na área, como acontecia com Diniz, melhorou defensivamente e se tornou mais assertivo e mais agudo com a bola.

E como é tradição (ainda que não seja planejado), a base mais uma vez brilhou e foi decisiva para que o Peixe alcançasse seu objetivo. Com milhares de problemas financeiros e com seus principais jogadores negociados (casos de Luan Peres, Soteldo, Lucas Veríssimo, Diego Pituca e Kaio Jorge) ou machucados (Sánchez e Marinho), a responsabilidade caiu nas costas de jovens como Kaiky, Gabriel Pirani, Ângelo e Marcos Leonardo. Os Meninos da Vila oscilaram, claro, mas deram conta do recado e se mostraram prontos para assumir o protagonismo em 2022.

E por falar em Meninos da Vila, não é possível analisar a permanência do Santos na Série A sem falar em João Paulo. O goleiro santista talvez tenha sido o jogador mais decisivo da equipe em 2022. Foram muitos os jogos em que o camisa 34 assegurou um ou três pontos para o Peixe.

João Paulo voou! Alcançou um nível espetacular. Assumiu um papel importantíssimo de liderança, inclusive vestindo a braçadeira de capitão em alguns momentos.

Não é exagero algum afirmar que hoje João Paulo está entre os principais goleiros do país. E mais: especificamente no Brasileirão, JP é hoje o melhor goleiro da competição. É ao menos o mais decisivo do campeonato neste ano.

Possivelmente o destino santista teria sido diferente sem João Paulo, sem a base, e, sejamos justos, sem Carille!

Últimas do seu time