Nunca nenhuma seleção com mais de 30 pontos nas Eliminatórias da Conmebol ficou fora da Copa. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nunca nenhuma seleção com mais de 30 pontos nas Eliminatórias da Conmebol ficou fora da Copa. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A vitória por goleada sobre o Uruguai, na noite da última quinta-feira (14), na Arena Amazonas, em Manaus, pela 12ª rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, deixou a seleção brasileira muito próxima de uma vaga na Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Com o triunfo por 4 a 1, com show de Neymar e Raphinha, o Brasil chegou a 31 pontos e ultrapassou o “número mágico”, que todas as seleções buscam para assegurar uma vaga no G4 das Eliminatórias.

Desde que as Eliminatórias sul-americanas passaram a ser disputadas no formato de pontos corridos, com todas as seleções se enfrentando em turno e returno, e que a competição teve todas as 10 equipes do continente na disputa, todas as equipes que alcançaram 30 pontos se classificaram para as Copas - na atual edição das Eliminatórias, apenas o Brasil alcançou a "nota de corte" para se qualificar para o Mundial. Conseguindo apenas mais uma vitória na sequência do torneio, o Brasil garantirá matematicamente a classificação para o Catar.

Nas Eliminatórias de 2002, primeira edição do torneio que foi disputada por pontos corridos, com 10 equipes envolvidas, a quarta colocada, ou seja, última equipe a garantir vaga direta na Copa do Japão e da Coreia, sem necessidade de disputar a repescagem, foi a seleção paraguaia, que se credenciou para o mundial alcançando exatos 30 pontos.

Já na disputa para 2006, quem ficou com a quarta posição foi novamente o Paraguai, que terminou a disputa com 28 pontos, se assegurou vaga para a Copa do Mundo disputada na Alemanha.

Quatro anos mais tarde, nas Eliminatórias para a Copa da África do Sul, a Argentina foi quem terminou a disputa na quarta posição, carimbando o passaporte para o mundial com 28 pontos.

Para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quem encerrou as Eliminatórias sul-americanas na quarta posição foi a Colômbia, que garantiu a classificação ao alcançar 27 pontos.

As Eliminatórias para a Copa de 2014 e de 1998 não entram na contabilidade, já que o Brasil tinha vaga assegurada nas duas equipes da competição por ser país-sede em 2014, e por ser o atual campeão em 98, desse modo a disputa entre os sul-americanos teve apenas 9 equipes.

Últimas do seu time