Palmeirenses comemoram durante vitória sobre o Santos no Brasileirão. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOL

Palmeirenses comemoram durante vitória sobre o Santos no Brasileirão. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOL

O Palmeiras se prepara para se despedir do Campeonato Brasileiro antes da pausa da Copa América com um desafio bem diferente da sequência que pegou em rodadas recentes. O Avaí, lanterna da competição, será o adversário da quinta-feira, em um duelo contra um Verdão que é líder isolado e já venceu os três concorrentes diretos que ocupam o G-4 no momento.

No mês passado, o Palmeiras pegou em rodadas seguidas Atlético-MG, Santos e Botafogo - respectivamente, o terceiro, o segundo e o quarto colocados da tabela atual. Venceu os três. Fez 2 a 0 no Galo em Belo Horizonte, atropelou o Peixe por 4 a 0 no Pacaembu e superou o Botafogo por 1 a 0 em Brasília, em jogo que não teve o resultado homologado por causa do pedido de impugnação do time carioca por suposto uso indevido do VAR.

Com a meta de pontos de Felipão já cumprida antes da Copa América, a preocupação da comissão técnica tem sido não deixar o elenco baixar o ritmo para as rodadas finais antes da pausa. O treinador teve um papo com o grupo antes da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR no último sábado, e tem ressaltado a todo momento a importância de criar "gordura" de pontos em um campeonato tão longo como o Brasileiro.

Apesar da diferença de cenário que deve enfrentar, diante de um Avaí muito mais fechado que os rivais anteriores, o Palmeiras tem adotado como prática não mudar a postura em campo. Dentro ou fora de casa, contra equipes que atacam mais ou menos, o time de Felipão tem prezado por manter a "identidade", uma das palavras preferidas do treinador: marcação avançada e pressão em busca de um gol no início das partidas, para depois controlar o jogo com defesa sólida e contra-ataques.

Se vencer o Avaí, o Palmeiras confirmará a liderança do Brasileirão até a volta das competições em julho. A distância para o segundo colocado poderá ficar ainda maior se o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negar o pedido de impugnação do Botafogo e mantiver o resultado do jogo contra o Botafogo, devolvendo os três pontos que estão temporariamente suspensos ao alviverde. O julgamento está previsto para 18 de junho, em Salvador.

Últimas do seu time