A Allianz Parque, a nova arena do Palmeiras, será a primeira do mundo a ter um revestimento de aço inox, que promete um efeito de luz e movimento. São vinte mil metros de placas perfuradas, com até 28 metros de comprimento, que se estenderão por toda a face externa da construção.
O efeito é realmente bonito e impressiona e pode ser acompanhado nesta sequência de fotos publicadas no Blog Salgueiro FC.
As placas perfuradas, com diferentes larguras e comprimentos, estão sendo montadas paralelamente por setores. Elas são colocadas sobre barras de apoio que curvam as placas e vão dando paulatinamente a volta em torno da construção.
Atualmente, elas já revestem o lado da rua Padre Antônio Tomás.
As placas de inox chegam em bobinas com largura de 30, 40 e 80 centímetros e são cuidadosamente limpas do óleo de proteção. Depois são cortadas em comprimentos de 28 metros e em alguns lugares 40 metros, para então serem distendidas e fixadas verticalmente sobre as barras de apoio na face externa da arena, eixo a eixo.
As barras, postas antecipadamente, já ocupam boa parte do perímetro do Allianz Parque. O trabalho é bastante artesanal e completamente diferente do que se faz no país.
A perfuração da fachada permite que a luz “vaze” do interior para o exterior e vice-versa. Isso cria um efeito de “optical art”, com um efeito cinético inesperado. O projeto da iluminação aproveita essa característica da fachada.
Por outro lado, as perfurações permitem também que o vento circule pela construção, moderando a temperatura de dentro da arena.
Manchas verdes
O projeto arquitetônico das cadeiras foi pensado para fazer com que todos os frequentadores fizessem parte da torcida, criando uma série de manchas verdes. “Resolvi mudar a mesmice de alguns estádios e pensei em várias manchas verdes invadindo a arquibancada. Por isso, serão usados três cores de verde nas cadeiras, quase como se fosse uma roupa camuflada”, diz Edo Rocha, responsável pela criação do projeto.
Os assentos serão confeccionados em polipropileno de alto impacto e com suportes em poliamida reforçada com fibra de vidro. Tanto o assento quanto o encosto serão produzidos por sistema de injeção assistida por gás, o que possibilita melhor acabamento, resistência, diminuição do peso e aumento da durabilidade. Entre a capa e a espuma existe uma camada à prova de fogo, composta por lã de vidro. Todas as cadeiras terão rebatimento automático, como em cinemas e teatros.
No Twitter: @salgueirofc
Acesse o Blog do salgueirofc.com.br
Fotos: Reprodução
Vai dar treta? D'Ale e Felipe Melo se enfrentaram 6 vezes sem grandes problemas
16/07/2019Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
16/07/2019Palmeiras oficializa empréstimo de Guerra ao Bahia até o fim do ano
06/07/2019Maradona, Zico e Raí no Palmeiras? Quase aconteceu na 'Era Parmalat'
02/07/2019Quase esquecido, meia dá sinais de reação e ganha apoio no Palmeiras
14/06/2019