Renato foi o protagonista da final diante do Ajax. Foto: Divulgação

Renato foi o protagonista da final diante do Ajax. Foto: Divulgação

Depois de vencer a Libertadores da América de 1983, ocasião em que venceu a decisão diante do Peñarol (empate fora em 1 a 1 e vitória em casa por 2 a 1), o Grêmio foi para a disputa do Mundial Interclubes, e há exatos 41 anos, em 11 de dezembro de 2023, derrotava o Hamburgo (Alemanha) por 2 a 1, jogo disputado no Estádio Nacional de Tóquio (Japão).

Renato Portaluppi, que na última segunda-feira (9) deixou o comando técnico do mesmo Grêmio, abriu o placar para o Tricolor Gaúcho aos 37 minutos da etapa inicial, mas o time alemão buscou o empate três minutos depois, com Schröder.

O "banho de água fria" para os gremistas não durou muito. O saudoso treinador gremista Valdir Espinosa (1947-2020) devolveu seus 11 jogadores ao gramado nipônico depois de uma boa conversa que certamente fez efeito. Logo aos 3 minutos da etapa final, novamente Renato Portaluppi marcou dando números finais à partida.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

MUNDIAL INTERCLUBES

Estádio Nacional de Tóquio (Japão)

Data: 11 de dezembro de 1983

Grêmio: Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León, P.C. Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo), P.C. Lima (Caio); Renato (2x?), Mário Sérgio e Tarciso. (Técnico: Valdir Espinosa).

Hamburgo: Stein; Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schröder (?); Groh, Rolff, Hartwig, Magath; Hansen e Wuttke. (Técnico: Ernst Happel).

OUTRAS DISPUTAS NO UM MUNDIAL INTERCLUBES...

O Grêmio voltou a disputar finais do Mundial Interclubes em 1995 e em 2017, mas perdeu nas duas ocasiões, para o Ajax e o Real Madrid, respectivaemente.

Últimas do seu time