Há 62 anos, no Maracanã, o ponta-direita viveu um grande momento em sua carreira. Foto: Divulgação

Há 62 anos, no Maracanã, o ponta-direita viveu um grande momento em sua carreira. Foto: Divulgação

Hoje, 13 de maio de 2021, completam-se 62 anos de um jogo que entrou para a história do Maracanã e do futebol brasileiro, quando o Brasil recebeu a Inglaterra para um amistoso

O estádio, então o maior do mundo, vaiou e depois aplaudiu efusivamente um dos maiores jogadores de todos os tempos: Julinho Botelho (1929-2003). Clique aqui e veja sua página na seção "Que Fim Levou?"

Naquele 13 de maio de 1959, a torcida não perdoou o técnico Vicente Feola, que escalou Julinho na ponta-direita, ao invés do ídolo botafoguense Garrincha. Mas as maiores vaias foram direcionadas mesmo a Julinho.

O boato, ventilado à época, foi que o treinador deixou Garrincha no banco de reservas pois o mesmo se atrasou para se apresentar à comissão técnica.

Julinho, que de forma nobre havia aberto mão de disputar a Copa de 1958 pois estava na Fiorentina (Itália) e achava que não deveria tirar o lugar daqueles que estavam no Brasil, inicialmente se abalou com as vaias, mas em poucos minutos reverteu a situação.

Primeiro, com um belo gol e, depois, com uma atuação espetacular, causando espanto inclusive na imprensa estrangeira, que passou a dizer que o Brasil tinha não apenas um Garrincha, mas dois...

No final, a primeira vitória do Brasil contra a Inglaterra, 2 a 0 (o outro gol foi de Henrique Frade).

O Brasil atuou com Gylmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando (Formiga) e Nilton Santos; Dino Sani e Didi; Julinho Botelho, Henrique Frade, Pelé e Canhoteiro.

ABAIXO, EMOCIONANTE VÍDEO GRAVADO COM MILTON NEVES SOBRE JULINHO BOTELHO (GRAVAÇÃO DE 2015)

ABAIXO, MATÉRIA SOBRE JULINHO BOTELHO, INCLUINDO SEU GOL CONTRA A INGLATERRA EM 13 DE MAIO DE 1959, NO MARACANÃ. IMAGENS DA TV CULTURA (SP)

Últimas do seu time