Timão chega precisando de uma vitória na última rodada para garantir classificação. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Timão chega precisando de uma vitória na última rodada para garantir classificação. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Encerrada a quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, resta apenas mais uma para que todos os clubes definem seus futuros na competição. Das oito equipes brasileiras no torneio continental, apenas uma já está eliminado e sete seguem vivas, já classificadas ou com chances reais de assegurar vaga nas oitavas de final.

A melhor campanha até aqui, não apenas entre os brasileiros, mas na competição como um todo, é do Palmeiras, que tem 15 pontos e garantiu sua classificação para o mata-mata om duas rodadas de antecedência.

Quem também já carimbou vaga foram Flamengo (líder do Grupo H com 13 pontos) e Atlético-MG (líder do Grupo D com 11 pontos). No caso do Mengão, o primeiro lugar de sua chave também já está garantido. Já o Galo precisa de um simples empate na última rodada para ficar com o primeiro lugar do grupo.

Segundo colocado do Grupo E com oito pontos somados, o Corinthians ainda não tem vaga assegurada e precisa vencer o Always Ready, da Bolívia, na última rodada, no neo Química Arena, para selar sua classificação na chave que tem o Deportivo Cali, com os mesmo oito pontos e o Boca Juniors, com sete pontos.

Athlético-PR, Red Bul Bragantino e Fortaleza vivem situações parecidas com a do Timão. Todos estão na segunda posição em seus grupos e dependem de vitórias na última rodada para avançar no torneio.

A exceção entre os clubes brasileiros na Libertadores é o América-MG, que ocupa a lanterna do Grupo D, com apenas dois pontos somados e chegará ao último jogo já eliminado e com chances remotas de ao menos conseguir vaga na Copa Sul-Americana (os melhores terceiros colocados na fase de grupos da Libertadores vão para a disputa da Sul-Americana).

Últimas do seu time