Australiano levou a Red Bull ao triunfo em Xangai. Foto: Red Bull Racing

Australiano levou a Red Bull ao triunfo em Xangai. Foto: Red Bull Racing

O australiano Daniel Ricciardo levou a Red Bull para sua primeira vitória na temporada neste domingo (15) em Xangai, palco do GP da China. Foi o sexto triunfo de Ricciardo na Fórmula 1, que fez uma prova arrojada e acertou na estratégia durante um safety-car, calçando seu carro com pneus macios, fazendo uma parada a mais em relação aos pilotos do pelotão da frente. Ricciardo não vencia desde o GP do Azerbaijão do ano passado, justamente a próxima etapa do mundial.

Valtteri Bottas, sempre melhor que Lewis Hamilton no fim de semana, garantiu o segundo lugar para a Mercedes, enquanto a Ferrari, desta vez com Kimi Raikkonen, completou o pódio chinês. Sebastian Vettel, que largou na pole, mas havia perdido a liderança para Bottas e o segundo lugar para Ricciardo, foi prejudicado pelo afoito Verstappen (que tocou em seu carro) e terminou em oitavo.

Lewis Hamilton teve uma jornada apagada e ficou em quarto, seguido por Max Verstappen e Nico Hulkenberg. Fernando Alonso terminou em sétimo.

Emoção de Ricciardo no pódio de Xangai. Reprodução

O CAMPEONATO

Mesmo distante do pódio, Vettel segue na liderança do campeonato, com 54 pontos, nove a mais que Lewis Hamilton, o vice-líder. Bottas é o terceiro com 40 e Ricciardo está em quarto, com 37.

PRÓXIMA ETAPA

A quarta corrida do campeonato acontece no dia 29 de abril, o GP do Azerbaijão, em Baku. No ano passado a pole foi de Lewis Hamilton (1min40s593) e a vitória ficou com Daniel Ricciardo, seguido por Valtteri Bottas e Lance Stroll.

A CORRIDA

Na largada, Vettel precisou ser arrojado para manter-se à frente de Raikkonen, que tentou tomar a primeira posição do alemão mas acabou sendo superado por Bottas e Verstappen (com pneus ultramacios). Hamilton perdeu o quarto lugar obtido na classificação, caindo para quinto, logo à frente de Ricciardo.

LARGADA ATÉ A VOLTA 15

Vettel manteve-se na liderança com boa margem para Bottas, em torno de 3 segundos.

Os primeiros a fazerem trocas de pneus, foram Gasly, Ocon e Hulkenberg.

Disputa intensa pelo oitavo lugar entre Grosjean e Alonso.

VOLTA 16 A 30

Mesmo sendo mais rápido que Raikkonen, Hamilton não conseguia superá-lo, permanecendo na quinta colocação.

Paradas para os dois carros da Red Bull na volta 18, ambos voltando com os compostos brancos (médios), indicando permanência na pista até o final da corrida.

Pneus brancos para Hamilton também na volta 19, retornando na mesma quinta colocação.

Box para Bottas nas volta 20, outro com pneus médios.

Vez da Ferrari para a troca de Vettel na volta 21. O alemão voltou atrás de Bottas enquanto Raikkonen assumiu a liderança antes de sua parada.

Os três primeiros, Raikkonen, Bottas e Vettel separados por apenas um segundo. Bottas conseguiu superar o compatriota na volta 27 e Vettel também foi para cima de Raikkonen que não dificultou. Posições mudadas: Bottas, Vettel e Raikkonen, os três primeiros.

Finalmente a parada de Raikkonen na volta 28. Ele perdeu o terceiro lugar para Hamilton. Impossível entender a estratégia da Ferrari para o finlandês.

VOLTA 31 A 45

Toque entre os dois carros da Toro Rosso. Gasly tentou superar Hartley e acabou tocando no companheiro de equipe, que rodou. 

Safety-car acionado por conta do incidente, em razão de haver detritos na pista.

Os dez primeiros colocados: Bottas, Vettel, Hamilton, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Magnussen, Hulkenberg, Grossjean e Pérez.

Gasly nos boxes para trocar o bico de sua Toro Rosso. Pneus novos também para o francês.

Na volta 36 o safety-car deixou a pista. Prova reiniciada.

Anunciada punição de 10 segundos para Pierre Gasly.

Posições inalteradas no pelotão da frente.

Pressão de Ricciardo sobre Raikkonen, que ganhou a quinta colocação do ferrarista na volta 38, mesmo sem abertura da asa móvel.

Tentativa insana de Verstappen para ultrapassar Hamilton. Ele foi para a área de escape e perdeu a posição para Ricciardo.

Hamilton com a outra Red Bull em seu encalço, agora Ricciardo, que ganha a terceira posição do inglês na volta 41.

Aula de Ricciardo em relação a Verstappen, sabendo esperar o momento correto para a ultrapassagem.

Vale lembrar que Ricciardo estava com seu carro calçado com pneus amarelos (macios), após troca feita durante o safety-car.

Com mais paciência, Verstppen superou Hamilton e Ricciardo emparelhou com Vettel e ganhou a segunda colocação.

Os seis primeiros na volta 43: Bottas, Ricciardo, Vettel, Verstappen, Hamilton e Raikkonen.

Verstappen tentou a manobra sobre Vettel e tocou no alemão. Os dois rodaram mas conseguiram retornar, perdendo posições.

Vettel caiu para sétimo.

Enquanto isso, à frente. Bottas sendo pressionado por Ricciardo.

Sensacional manobra de Ricciardo sobre Bottas na volta 45 para assumir a liderança.

VOLTA 46 A 56

Anunciada a merecida punição para Verstappen: 10 segundos.

Ritmo mais forte de Raikkonen em relação a Bottas, na luta pelo segundo lugar.

À frente, com mais de 6 segundos de vantagem, liderança tranquila para Ricciardo.

Alonso, em oitavo, pressionando Vettel pela sétima colocação. Linda manobra do espanhol sobre o alemão para superá-lo no miolo do traçado de 5.451 metros.

Bottas conseguiu manter-se em segundo e Ricciardo venceu pela sexta vez na F1.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPOCLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

Últimas do seu time