Zuza

Ex-ponta do Palmeiras e América do Rio Preto
por Diogo Miloni

Ieso Antônio do Nascimento, apelidado de Zuza, ponta-direita clássico do futebol brasileiro que fez muito sucesso atuando pelo América de Rio Preto e Palmeiras, morreu no dia 16 de setembro de 2018, aos 69 anos.

Natural de Narandiba, cidade próxima de Presidente Prudente, Zuza nasceu no dia 10 de abril de 1949, e ainda criança mudou-se com os pais para Maringá, no Paraná.

No Grêmio Maringá, em 1972, o jogador fez seu primeiro jogo como profissional, mas ficou por pouco tempo, sendo emprestado para o Cruzeiro no fim do ano. No clube mineiro, o ponta-direita não se adaptou, e foi negociado com o América de São José do Rio Preto, interior paulista.

No segundo semestre de 1975, a direção do Palmeiras buscou a contratação de dois jogadores do América, Zuza e Didi. O ponta-direita foi tão bem em seu início no Verdão que levou o time ao título do Paulistão de 1976, e barrou Edu Bala, até então titular na posição.

Apesar da boa fase, Zuza não conseguiu se manter no time titular e logo foi emprestado para o São Paulo, com o preço do passe estipulado em cerca de 500 milhões de cruzeiros. No Tricolor, o ponta-direita teve poucas chances, devido ao ótimo momento vivido por Terto, titular na posição.

Em 1977, o atleta voltou ao Palmeiras, mas ficou pouco tempo. Antes da metade do ano foi emprestado para o Comercial de Ribeirão Preto, para a disputa do Paulistão. Após o fim da competição estadual, o destino de Zuza foi o Náutico.

Um imbróglio na porcentagem da contratação de Zuza que seria repassada ao jogador acabou antecipando sua saída do clube pernambucano. E a partir daí, o atleta não conseguiu mais se firmar em nenhum outro grande time. Vestiu as camisas de Nacional-SP e Desportiva-ES, onde conquistou o tricampeonato estadual, antes de encerrar sua carreira.

Em 1984, depois de pendurar as chuteiras, foi convidado pela diretoria do clube capixaba para assumir o cargo de treinador das categorias de base, e em 1986, substituiu Dudu no comando do time principal.

Como técnico Zuza passou por Ibiraçu-ES, Colatina-ES, Linhares-ES, Catuense-BA, Guarapari-ES, São Matheus-ES, Nacional-MA, Venenciano-ES, Lagartense-SE e Itabaiana-SE.

Fonte: Coluna Flash Bola, de Edwellington Villa , do jornal Diário da Região
Foto: Reprodução/Diário da Região
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES