Muito se fala do goleiro-artilheiro Rogério Ceni, mas o primeiro camisa 1 a balançar a rede de um time adversário foi o paranaense José Aparecido Rodrigues, o Zico, ex-Cascavel, Colorado e Pinheiros nos anos 80.
O feito histórico aconteceu em 1980. O jogo era entre Cascavel, time de Zico, e Colorado. O chutão do arqueiro surpreendeu Joel Mendes, do Colorado, na partida realizada no estádio Theodoro Colombelli, o popular "Ninho da Cobra".
"Acho que o vento ajudou", falou Zico em entrevista ao repórter Ayrton Baptista Júnior, do Futebol/PR. Zico, nome de craque, entrava definitivamente para a história do futebol brasileiro, mas não parava por aí.
Joel Mendes seria novamente vítima do goleiro-artilheiro em 1981, quando Cascavel e Colorado disputavam uma vaga na Taça de Prata. A decisão foi nos pênaltis. Zico bateu uma das penalidades e convertou. Na cobrança de Joel Mendes, Zico evitou o gol com a cabeça. O árbitro mandou voltar e Joel isolou a bola na segunda cobrança.
Além dos gols, Zico fez parte de um curioso caso do futebol em 1982. Já no Colorado, Zico se atrasou para retornar ao campo no segundo tempo. A arbitragem não percebeu e, mesmo sem o goleiro em campo, recomeçou o jogo. "Fiquei uns quarenta segundos fora", conta.
Zico também defendeu o Matsubara, equipe em que começou a carreira, o Pinheiros, o Comercial (MS), o ASA (AL), o CSA (AL), o Grêmio Maringá (PR) e o Sport de Campo Mourão (PR), seu último clube. Lá, em Campo Mourão, Zico iniciou a carreira de treinador de goleiros.
Hoje, ele vive em Cascavel (PR). Depois de ter um sítio, onde criava vacas, e uma pizzaria, Zico quer voltar ao futebol e aguarda propostas de clubes para treinar arqueiros.
Por Rogério Micheletti/Fonte: Futebol/PR
Saudade: Ex-lateral do Santos, Botafogo e Seleção, Rildo completaria 84 anos
Ele residia nos Estados Unidos. Foto: Reprodução'Memórias do Miltão': Fotos do livro biográfico com personalidades marcantes do esporte
Achados & Perdidos: A estreia, com vitória, de Carlos Alberto Parreira como treinador do Corinthians
Achados & Perdidos: Pelé, furioso, chamando um árbitro de ladrão após jogo contra o Corinthians
Saudade: Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro, completaria 76 anos
Achados & Perdidos: Fausto Silva entrevistando o saudoso treinador Oswaldo Brandão em 1977
Saudade: Fenômeno do pugilismo, Muhammad Ali completaria 84 anos
Com 100% de aproveitamento no Paulista, Palmeiras encara o Mirassol em Barueri; as formações
Saudade! 'Curinga' do Santos, Lima completaria 84 anos
Saudade: Há quatro anos morria Joãozinho, que brilhou por Vasco e América
Saudade: Dil Padeiro, ex-volante do Bahia, morria há dois anos