Muito se fala do goleiro-artilheiro Rogério Ceni, mas o primeiro camisa 1 a balançar a rede de um time adversário foi o paranaense José Aparecido Rodrigues, o Zico, ex-Cascavel, Colorado e Pinheiros nos anos 80.
O feito histórico aconteceu em 1980. O jogo era entre Cascavel, time de Zico, e Colorado. O chutão do arqueiro surpreendeu Joel Mendes, do Colorado, na partida realizada no estádio Theodoro Colombelli, o popular "Ninho da Cobra".
"Acho que o vento ajudou", falou Zico em entrevista ao repórter Ayrton Baptista Júnior, do Futebol/PR. Zico, nome de craque, entrava definitivamente para a história do futebol brasileiro, mas não parava por aí.
Joel Mendes seria novamente vítima do goleiro-artilheiro em 1981, quando Cascavel e Colorado disputavam uma vaga na Taça de Prata. A decisão foi nos pênaltis. Zico bateu uma das penalidades e convertou. Na cobrança de Joel Mendes, Zico evitou o gol com a cabeça. O árbitro mandou voltar e Joel isolou a bola na segunda cobrança.
Além dos gols, Zico fez parte de um curioso caso do futebol em 1982. Já no Colorado, Zico se atrasou para retornar ao campo no segundo tempo. A arbitragem não percebeu e, mesmo sem o goleiro em campo, recomeçou o jogo. "Fiquei uns quarenta segundos fora", conta.
Zico também defendeu o Matsubara, equipe em que começou a carreira, o Pinheiros, o Comercial (MS), o ASA (AL), o CSA (AL), o Grêmio Maringá (PR) e o Sport de Campo Mourão (PR), seu último clube. Lá, em Campo Mourão, Zico iniciou a carreira de treinador de goleiros.
Hoje, ele vive em Cascavel (PR). Depois de ter um sítio, onde criava vacas, e uma pizzaria, Zico quer voltar ao futebol e aguarda propostas de clubes para treinar arqueiros.
Por Rogério Micheletti/Fonte: Futebol/PR
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello
Semifinalistas da Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians se enfrentam no Maracanã pelo Brasileiro; as formações
Depois de contundente eliminação na Copa do Brasil, Galo recebe o Santos pelo Brasileiro; os times
Saudade: Há cinco anos morria Bira Burro, ídolo do Internacional e do Remo
Uma foto, uma história! Felipão, começando no futebol, com seu Fusquinha em Caxias
Saudade: Dirigente tricolor, Laudo Natel nascia há 105 anos
Achados & Perdidos: A estreia de Biro-Biro pelo Corinthians, há 47 anos
F1: 'Quem sabe, conquistar mais um lugar nos pontos', mira Bortoleto para o GP do Azerbaijão