Zé Sprita

Ex-médio-volante de Muzambinho-MG
por Milton Neves
 
Zé Sprita ou José Espírita, foi uma espécie de Toninho Cerezo no futebol amador e quase semi-profissional (só por um ano, em 1964) em Muzambinho (MG). Ele defendeu times de várzea e também o "Comercio?, rival do MEC e do Bandeirante de Muzambinho.
 
Zé Sprita, pobre, semi-analfabeto, mas extrovertido e amigo de todo mundo, morreu em 12 de setembro de 1991, vítima de alcoolismo. Mas o querido Zé Sprita, mesmo muito pobre e subnutrido, corria os 90 minutos e dava o sangue o tempo todo.
 
E atuava com uma mão "eternamente? enfaixada. É que, com 10 anos, foi soltar um foguete e ele explodiu em sua mão decepando os cinco dedos. Isso prejudicava seu equilíbrio, além de provocar complexo, inclusive em jogos de sinuca, em que era também muito bom.
 
Sua presença aqui é uma homenagem a um sujeito humilde e pobre, como tantos no Brasil, mas que era sim um craque de bola. Querido Zé Sprita, descanse em paz!
 
Eu, Milton Neves, adorava você! Eu, não, toda a cidade de Muzambinho e também moradores e torcedores da zona rural onde ele bravamente demonstrou sua bela, mas inócua arte. Uma pena!

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES