Toninho Becon

Ex-quarto-zagueiro da A.A.Alegrete
por Marcos Júnior Micheletti
 
Antonio Edson Becon Pereira, o Toninho Becon (como é conhecido no sul) e Edson Gaúcho (como é conhecido em São Paulo), nasceu em 08 de junho de 1953, em Alegrete, Rio Grande do Sul, terra de João Saldanha, Moderato, Tarzã, Januário de Oliveira, Mário Quintana, Oswaldo Aranha e Paulo César Peréio, entre outros.

Começou no futsal com dez anos de idade, no Sete de Setembro, em Alegrete.

Depois jogou pelo Esporte Clube Real e aos 14 anos foi para as categorias de base do Guarani. Aos 17 profissionalizou-se pelo São Cristóvão, quando os quatro clubes profissionais da cidade fecharam (São Cristóvão, Guarani, Flamengo e Botafogo) e formou-se o Cruzeiro, depois Associação Atlética Alegrete, onde atuou entre 1973 e 1975, quando encerrou sua carreira profissional precocemente, aos 26 anos, devido a uma grave lesão.

Toninho Becon lembra muito bem de um jogador que ele considera um dos maiores craques que o Rio Grande do Sul produziu, o meia-esquerda Chorinho, que por problemas de alcoolismo e drogas não deu continuidade à carreira.

Aposentado pela Bandeirantes Energia, reside em Suzano-SP. É casado com Rosana e pai de três filhos: Vanessa, Fernando Edson e Daniel Antonio.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES