Souza

São Paulo, Grêmio e Flu
por Diogo Miloni

Polivalente, Williamis de Souza Silva, mais conhecido como Souza, é um meio-campista de grandes passagens pelo futebol nacional. Em 2013, deixou o Cruzeiro e acertou com a Portuguesa, que se preparava para a disputa da Segunda Divisão do Paulistão. Souza ainda passou por Paris Saint-Germain-FRA, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro até desembarcar no Canindé.
 
Em dezembro de 2013 encerrou seu ciclo na Lusa, e no dia 23 do mesmo mês acertou com o Ceará. Depois, passou por Passo Fundo, Caxias, novamente pelo Passo Fundo e em novembro de 2016 acertou seu vínculo com o Brasiliense-DF. Conquistou o campeonato estadual em 7 de maio de 2017, o primeiro título com a camisa do Jacaré.
 
Em 1º de fevereiro de 2021 estreou como apresentador do programa "Os Donos da Bola", da Band, atração apresentada por Neto e também contando com Velloso como outro comentarista fixo da atração.
 
Prisão
 
Em 02 de março de 2017 foi preso pela Polícia Federal, por crimes contra a ordem tributária. A detenção aconteceu no Estádio Abadião, em Ceilândia, minutos antes de entrar em campo pelo Brasiliense, para enfrentar o Paracatu, jogo válido pelo Campeonato do Distrito Federal. Foi solto no dia seguinte, 03 de março de 2017, graças a expedição de um habeas corpus.

Natural de Maceió, Souza nasceu em 4 de fevereiro de 1979 e começou sua carreira aos 19 anos nas categorias de base do CSA de Alagoas. Em 2000, o Botafogo se encantou com o talento do armador e decidiu apostar no atleta, que recebeu confiança e a camisa dez do Glorioso.
 
No Botafogo

Sem sucesso em General Severiano, a estadia do meio-campista durou apenas uma temporada. Sem encontrar seu bom rendimento, Souza foi para o futebol paraguaio, atuou no Guarani e na Portuguesa Santista. Em 2003, após bom campeonato estadual pela Briosa,  o São Paulo contratou o jogador pensando em reabilitar sua parte física e dispor de seu ápice técnico.

No Tricolor, Souza teve dificuldades para se adaptar e ganhar chances na equipe principal. Só conseguiu vaga definitiva no time após a saída de Cicinho. Com esquema de cinco homens no meio-campo, o armador foi deslocado para a ala-direita, onde pôde abusar de sua velocidade e dos bons dribles que marcam sua carreira. O alagoano foi campeão do Campeonato Paulista, da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, todos em 2005, e bicampeão brasileiro em 2006 e 2007.
 
No dia 23 de maio de 2021, Williamis de Souza Silva, o Souza (ex-meio-campista do São Paulo, Grêmio e Flu), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes:
 

 

No dia 27 de março de 2022, Aloísio Chulapa (ex- atacante do Goiás, Atlético-PR e São Paulo) e Williamis de Souza Silva, o Souza (ex-meio-campista do São Paulo, Grêmio, Flu e hoje comentarista do Grupo Band), participaram do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.

 

 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES