Kaique Lopreto, @kaiquelop
René Orlando Houseman, conhecido como “El Loco” pelos argentinos, nasceu no dia 19 de julho de 1953 em La Banda, na Argentina. Ele foi um dos maiores ídolos do Huracán. Houseman morreu no dia 22 de março de 2018, após longa luta contra um câncer na língua.
Após uma infância pobre em Bajo Belgrano, René não conseguiu jogar em seu time de coração, o Excursionistas. Assim, aceitou atuar pelo rival, Denfensores de Belgrano. Estreou pelos profissionais em 1971 e ficou duas temporadas no clube. Tinha como ponto forte os dribles e a raça, jogando como ponta-direita.
Após o sucesso, foi contratado em 1973 pelo Huracán, clube no qual virou ídolo e defendeu até 1980. Porém, depois de sua bela passagem pelos “Quemeros”, ele não voltou a se destacar. Não rendeu o esperado jogando pelo River Plate, Colo-Colo, AmaZulu F.C., da África do Sul, Independiente e acabou se aposentando no Excursionistas em 1985.
Pela Seleção Argentina, Houseman fez 13 gols em 55 jogos. “El Loco” foi grande destaque na Copa do Mundo de 1974, quando fez o gol mais bonito de sua carreira contra a Itália, segundo a imprensa argentina, e estava no grupo campeão no Mundial 1978.
Ele sofreu com o alcoolismo durante a carreira, por isso ele não vingou como esperado. Após pendurar as chuteiras, continuou com esse problema. Em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, ele cobriu o Mundial pela revista comunitária “La Garganta Profunda”.
No dia 29 de janeiro de 2018, o Blog Patadas y Gambetas, do jornalista Tales Torraga, publicou a seguinte matéria sobre o ex-jogador argentino:
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLMessi boicota premiação e dispara contra C. América: 'armado para o Brasil'
Messi comemora gol da Argentina contra Paraguai. Foto: REUTERS/Edgard Garrido/Via UOLA psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Parabéns, Dida, 52 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Marcelo Veiga, ex-lateral e treinador, completaria 61 anos
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas