por Diogo Miloni
Rafael Benitez Maudes, o técnico espanhol Rafa Benitez, faz parte do grupo de comandantes que não atingiu sucesso como jogador, mas destacou-se às margens do gramado. Foi anunciado como técnico do Newcastle no dia 11 de março de 2016.
Natural de Madrid, Benitez nasceu em 16 de abril de 1960 e profissionalizou-se no Real Madrid de Castilla, a segunda equipe do tradicional clube merengue. Meio-campista de talento duvidoso, nunca despontou para o time titular e teve passagens apagadas por Parla e Linares, também equipes de modesta expressão no cenário nacional.
Em 1986 houve a troca de função: Rafa Benitez deixa chuteira, meião e calção, para assumir o cargo de treinador do clube que o revelou para o esporte. Até 2000, o técnico somava bons trabalhos em times medianos, sempre com campanhas de acesso à Primeira Divisão Espanhola.
O ano de 2001 foi emblemático para a carreira do espanhol. Ao ser contratado pelo Valencia, Benitez teve que lidar com a falta de prestígio da torcida, que amargava o incomodo jejum de 31 anos sem conquistar títulos relevantes. Em uma temporada, a aflição acabou: com a base sólida e bons jogadores em todos os setores do time, Benitez quebrou a intensa dobradinha Real-Barça, e conquistou o Campeonato Espanhol de 2001/02, fato que se repetiria em 2003/04, e também venceu a Copa da Uefa, o segundo torneio mais importante da Europa.
Apesar de ótimos resultados e já ser idolatrado pelos torcedores, um entrave entre diretoria e técnico gerou a saída de Benitez do Valencia. No final de 2004, acertou com o Liverpool, onde novamente andaria de mãos dadas com os títulos.
Em Anfield Road, o comandante ibérico logo mostrou seu cartão de visitas. No ano de 2005, os Reds fizeram ótima campanha na Liga dos Campeões e na decisão encontraram o Milan, em uma final histórica, com direito a título nos pênaltis. Na mesma temporada, os ingleses enfrentaram o São Paulo no Mundial de Clubes, e foram parados pela atuação magistral do goleiro Rogério Ceni.
Benitez deixou o Liverpool em 2010, treinou a Inter de Milão e, em 2012, substituiu Roberto Di Mateo na função de treinador do Chelsea. Em 2013, após conquistar a Liga da Europa com o time inglês, foi anunciado como novo treinador do Napoli. A aventura em terras italianas acabou em maio de 2015, e no mês seguinte ele aceitou o convite para talvez o maior desafio de sua carreira: treinar o Real Madrid.
No dia 4 de janeiro de 2016, o treinador foi demitido do Real Madrid.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Parabéns, Juventus, 101 anos! Conheça a história do Estádio da Rua Javari
Saudade: Vagner Bacharel, grande zagueiro do Verdão, nos deixava há 35 anos
Brigando pela liderança do Brasileiro, Palmeiras viaja para enfrentar o Fortaleza; os times
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Morre Hugo Gatti, ídolo do Boca Juniors, aos 80 anos
F1: Piastri vence o GP da Arábia Saudita e assume a liderança do Mundial
Em busca da primeira vitória no Brasileirão, São Paulo recebe o Santos neste domingo; as formações
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista