Procópio

Ex-zagueiro do Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo
por Marcelo Rozenberg
 
Nascido em Salinas (MG) em 21 de março de 1939, Procópio Cardoso Neto foi um grande zagueiro que começou no Renascença, de Minas Gerais, e passou por alguns dos maiores clubes do Brasil como Cruzeiro, Atlético (MG), Palmeiras e São Paulo.
 
Defendeu também a Seleção Brasileira. Após encerrar a carreira, tornou-se treinador e constituiu um currículo respeitável. Começou em 1977 no Cruzeiro e trabalhou depois no Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio, América Mineiro, Atlético Paranaense, Goiás, Bahia, América do Rio e futebol árabe.
 
Suas primeiras referências como atleta aconteceram no grande time do Cruzeiro do final da década de 1950 e início da de 1960, quando conquistou os títulos mineiros de 1959 e 1960. Segundo o Almanaque do Cruzeiro, de Henrique Ribeiro, vestiu a camisa azul em 212 jogos em duas passagens, a primeira entre 1959 e 1961, e a segunda entre 1966 e 1974.
 
Por sinal, em uma partida contra o Santos em 1968, foi atingido por Pelé e rompeu os ligamentos do joelho. Foi dado como joagdor inutilizado, mas com muita força de vontade conseguiu se recuperar e retornar aos gramados cinco anos depois. Nesse tempo, se dedicou a supervisionar e treinar equipes juvenis do clube.
 
No São Paulo Futebol Clube, segundo o Almanaque do São Paulo de Alexandre da Costa, Procópio jogou entre 1961 e 1962 em 36 ocasiões, com 22 vitórias, seis empates e oito derrotas.
 
No Palmeiras, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, jogou 38 jogos entre 1965 e 1966 com 22 vitórias, oito empates e oito derrotas.
 
Passou também pelo Fluminense e Atlético Mineiro. Pela Seleção Brasileira jogou 10 vezes entre 1963 e 1968 com 5 vitórias, dois empates e três derrotas.
 
Abaixo, a participação de Procópio no Domingo Esportivo do dia 5 de abril de 2015

No dia 18 de novembro de 2018, Procópio participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e falou um pouco mais sobre a carreira. Confira a íntegra da entrevista:

No player abaixo, ouça a participação de Procópio no "Domingo Bandeirantes" do dia 21 de junho de 2020: 

TerceiroTempo · Ouça a participação de Procópio no "Domingo Bandeirantes"


No dia 13 de setembro de 2020, o Portal UOL publicou entrevista com Procópio, assinada pelos jornalistas Bernardo Gentili, Vanderlei Lima e Enrico Bruno. Nela, o ex-zagueiro explicou como a fratura em sua perna, causada por Pelé, prejudicou a sua carreira no futebol. CLIQUE AQUI E LEIA! 

 

No dia 3 de janeiro de 2021, Dirceu Lopes e Procópio participaram do "Domingo Esportivo Bandeirantes". No player abaixo, você ouve a participação completa dos ídolos cruzeirenses na atração comandada por Milton Neves: 

 

No dia 21 de março de 2021, Procópio Cardoso Neto, o Procópio (ex-zagueiro do Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo FC) e Yara Fantoni (apresentadora do grupo Bandeirantes), participaram no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes.

 

No dia 05 de setembro de 2021, Procópio Cardoso Neto, o Procópio (ex-zagueiro do Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo FC) participou no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES