por Marcos Júnior Micheletti
Se nos gramados o time do Santos Futebol Clube exibia uma suntuosidade de encher os olhos de brasileiros e estrangeiros na década de 1960, com Pelé e companhia, na parte administrativa o clube da Vila Belmiro vislumbrava um projeto ambicionou, quando comprou um imóvel no bairro do Gonzaga, em Santos, onde funcionou por uma década o luxuoso Parque Balneário Hotel, que pertencia à família Fracarolli, capitaneada por João Fracarolli, torcedor fanático do clube da Vila Belmiro.
A ideia do então presidente do clube, Athiê Jorge Cury, era de que o hotel pudesse ser transformado em um cassino, supondo que houvesse a liberação dos jogos no Brasil, o que acabou não acontecendo, inviabilizando sua continuidade, onde deveriam funcionar as sedes administrativa e social do clube.
De qualquer forma, durante o tempo em que funcionou, o Parque Balneário Hotel era um local de referência de hospedagem, oferecendo 200 quartos e dez apartamentos completos em uma área total de 15.500 metros quadrados, onde se destacavam um salão de quase 400 metros quadrados com piso de mármore, chamado de Salão Dourado.
ASTROS ILUSTRES
De acordo com o historiador Guilherme Guarche, do Centro de Memória do Santos Futebol Clube, diversas personalidades protagonizaram shows no local, entre eles, Elis Regina, Chico Anísio, Luiz Vieira, Morgana, Jair Rodrigues, Roberto Luna, Germano Mathias, Ciro Monteiro, Alaíde Costa, Leny Eversong, Claudete Soares, Nara Leão, Conjunto Farroupilha, Wilson Miranda, Orquestra de Cid Gray, Bievenido Granda, Ângela Maria, Demônios da Garoa e Noite Ilustrada.
VALOR, PAGAMENTO E DIFICULDADES
O hotel foi comprado pelo Santos junto à família Fracarolli em 8 de junho de 1962, com valor estipulado em 6 bilhões e 55 milhões de cruzeiros, sendo 255 à vista e mais 24 parcelas mensais de 250 milhões de ruzeiros.
Porém, o Santos Futebol Clube não conseguiu cumprir seus compromissos juntos à família Fracarolli e o imóvel acabou sendo vendido dez anos depois, em 1972. Hoje, no local, funciona o Shopping Balneário, inaugurado em 29 de novembro de 1977, empreendimento que abriga 200 lojas, sendo 15 estabelecimentos em uma ampla área de alimentação.
Parabéns, Jair Picerni! Ex-lateral e treinador completa 81 anos!
Ele integrou o elenco da Ponte no vice-campeonato paulista de 1977. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
Ele brilhou com a camisa 9 da Esportiva de Guaxupé. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Há 48 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
Parabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 70 anos!
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977
Uma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Achados & Perdidos: Veja um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia de 2002
Olhos no retrovisor: Ford Maverick teve o saudoso José Carlos Pace como garoto-propaganda em 1974
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
Achados & Perdidos: A única vez em que a Copa São Paulo foi decidida em um Gre-Nal
Corinthians vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, que está perto do Z-4; os times
Dia do Professor! Veja quem foram as primeiras professoras de Milton Neves e um marcante mestre da faculdade