Newton Carvalho Senra, também conhecido como Nilton Senra, ex-zagueiro, ex-volante e ex-técnico com passagens pelo Vasco, pelo Botafogo e pelo Corinthians durante os anos 40 e 50, morreu no Rio de Janeiro-RJ em 7 de janeiro de 2016, aos 93 anos. O ex-futebolista lutava contra o mal de Alzheimer e deixou cinco filhos e oito netos.
Newton nasceu no dia 12 de outubro de 1922, na cidade de Unaí-MG. Iniciou a sua trajetória no futebol em 1946, no fortíssimo time do Vasco da Gama que ficou conhecido como "Expresso da Vitória".
Na temporada seguinte, se transferiu para o Botafogo, clube que defendeu até 1950. Pelo Fogão, Newton conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca de 1947 e jogou ao lado do histórico Heleno de Freitas.
Ao deixar o Glorioso, Newton Senra acertou com o Corinthians e acumulou no clube paulista as funções de zagueiro e de técnico. Pendurou as chuteiras no segundo semestre de 1951 e voltou ao Vasco da Gama para trabalhar como treinador.
Estatísticas:
De acordo com o Almanaque do Timão, de Celso Dario Unzelte, Newton realizou 77 partidas e marcou um gol com a camisa do Corinthians.
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019