Nicolau Tuma

Ex-radialista

Formado em Direito, Nicolau Tuma entrou para a história do futebol brasileiro por transmitir pela primeira vez um jogo na íntegra. Foi pela rádio Educadora Paulista que viabilizou a epopéia, ocorrida no dia 19 de julho de 1931 no antigo campo da Floresta, em São Paulo. Naquela dia, a seleção paulista venceu a do Paraná por 6 a 4 pelo Campeonato Brasileiro de Seleções. Como os jogadores não tinham números às costas, Tuma precisou decorar as características dos mesmos antes de a bola rolar. Mas nada atrapalhou sua narração, que lhe garantiu tempos depois o apelido de "speaker metralhadora?, tamanha a rapidez com que contou os lances.

Nascido em Jundiaí em 19 de janeiro de 1911 e falecido em São Paulo em 12 de fevereiro de 2006 aos 95 anos, também anunciou no microfone da Rádio Record o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Trabalhou também nas rádios Cultura e Difusora.
Ao largar o microfone, atuou como publicitário, diretor de emissoras e político. Foi eleito vereador, deputado estadual e deputado federal. Também foi ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na gestão do governador Abreu Sodré, bem como diretor do Detran-SP.

Deixou uma filha chamada Ana Maria Tuma Zacharias e quatro netos, dois homens (Ronaldo e Ademar, já falecidos, e duas mulheres). Ana Maria foi casada com Adhmar Zacharias, dono da Rede Zacharias de Pneus, primeiro anunciante de Milton Neves no início da década de 1980 na rádio Jovem Pan.
Por Marcelo Rozenberg

 

 

Abaixo, ouça a entrevista completa de Nicolau Tuma a Milton Neves no dia 10 de novembro de 1991. O áudio foi garimpado pelo internauta Maurício Pedroso, de São Roque-SP:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES