Matsubara

Clube paranaense
por Marcelo Rozenberg
 
Fundada na cidade de Cambará em 14 de dezembro de 1974 pela família Matsubara, que sempre esteve ligada à agricultura, a Sociedade Esportiva Matsubara foi uma tradicional equipe do Paraná. Disputou o campeonato regional da primeira divisão a partir de 1976, quando conquistou o torneio de acesso.
 
Sempre foi conhecida por revelar jogadores em suas categorias de base. Tanto que o clube tem nove títulos paranaenses de juniores.
 
Dificuldades financeiras mudaram sua rota a partir de meados da década que começou no ano 2000. A família então decidiu tirar o time das disputas profissionais e manter o trabalho direcionado à busca de novos talentos. No entanto, times profissionais são montados anualmente para participar de competições no Vietnã com o intuito de revelar e negociar atletas.
 
Alguns jogadores de certo nome passaram pelo Matsubara. Entre os quais, o goleiro Tiago, o ex-zagueiro Toninho Carlos e o ex-goleiro Zico.
 
O clube mantém uma vila Olímpica para abrigar jovens com três campos de futebol para treinamentos, refeitório, quadras poli-esportivas, salas de musculação, fisioterapia, anfiteatro, alojamentos, lavanderia e as instalações do departamento administrativo.

Grandes jogadores que passaram pelo glorioso Matsubara:
 
São eles :
 
Djalma Bahia (ex-Lusa e Seleção de Juniores), Ademir (ex-Inter, Cruzeiro e Seleção Brasileira), Toninho Carlos (ex-Santos e Seleção Brasileira), Lela, Paquito, Djalma Braga, Carlos Alberto Spina, Carlos Alberto (ex-Botafogo), Reginaldo Araujo, Reginaldo Nascimento, Nilmar (ex-Corinthians, Inter -RS e  Seleção Brasileira (atualmente  no futebol  espanhol), Androvani, Newmarr (ex- Gremio), Tico, Fernando Henrique, Toninho Moura (ex -Santos), Ronaldo (ex-Inter de Limeira), Osmair  (ex-Noroeste), Paulo Comeli (atualmente técnico ), Alan, Victor Hugo, Mario Sérgio (ex-Palmeiras), Neto (ex-Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Seleção Brasileira, atualmente comentarista esportivo).
 
Uma  menção ao Técnico Luiz Carlos de Oliveira  o popular  Bolão, um dos melhores em revelar talentos, ficando nesta equipe por 13 anos aproximadamente.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES