por Rogério Micheletti
Ele surgiu no Corinthians, nos anos 80, como um promissor atacante.
Na partida de estréia na equipe profissional, no dia 21 de junho de 87, Marcos Roberto Sampaio Pimenta, o Marcos Roberto, encantou a Fiel contra o Palmeiras.
Marcos Roberto fez um gol e participou dos outros dois da vitória alvinegra, por 3 a 0, sobre o rival. No entanto, uma contusão (sofreu entrada violenta do zagueiro Wilson Gottardo, do Botafogo), quando defendia o Guarani, por empréstimo, em 89, prejudicou muito a carreira do atacante, que hoje mora em Atlanta, Estados Unidos, onde é professor de escolinha de futebol.
"Ele está muito bem lá. Tanto que não pensa em voltar tão cedo. E ainda poderia estar jogando, já que está em forma. Ele é casado e tem um filhinho", diz Fábio Bernat, amigo e cunhado do ex-atacante corintiano, que realizou 128 jogos pelo alvinegro, marcou 20 gols e ajudou o clube a conquistar o Paulista de 88 e o Brasileiro de 90.
Marcos Roberto viveu melhor momento da carreira no primeiro semestre de 89, quando chegou a ser elogiado por Cláudio Adão, na época um de seus companheiros de ataque. "O Marcos Roberto é um atacante muito inteligente.
Por isso, eu acho muito bom jogar ao lado dele", comentou Cláudio Adão.
Depois de defender o Corinthians na Copa do Brasil de 89, Marcos Roberto acabou sendo emprestado para o Guarani (em troca o Corinthians recebeu o volante Tosin). Em partida contra o Botafogo do Rio, no Brinco de Ouro, o atacante sofreu fratura da perna após sofrer falta do zagueiro Wilson Gotardo, que defendeu também o Guarani, o São Paulo, o Cruzeiro e o Flamengo.
Depois de um longo tempo no departamento médico corintiano, Marcos Roberto retornou aos gramados em 90 e ajudou, como reserva, o Corinthians a conquistar o Brasileirão de 90. Marcos Roberto participou do primeiro jogo decisivo contra o São Paulo.
Em 92, ele foi emprestado ao Noroeste de Bauru e no ano seguinte foi negociado em definitivo com o União São João (foi envolvido numa troca pelo zagueiro Henrique, que estava na equipe de Araras).
Jogou em vários países da América do Sul, entre eles na Venezuela e Peru, antes de retornar ao Brasil, onde atuou em equipes menores.
Fonte consultada para números de jogos pelo Corinthians: "Almanaque do Corinthians" (Celso Dario Unzelte)
Líbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiOlhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Piloto era a aposta do time italiano para conquistar vários títulos. Foto: DivulgaçãoPelo Corinthians:
Atuou em 128 jogos e marcou 20 gols.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami