por Magalhães Júnior
Marcos Plonka nos deixou na noite de 8 de setembro de 2011 após sofrer infarto fulminante. Era casado com a ex-atriz Olivia Camargo, há muitos anos, e com quem tinha dois filhos ? Fátima e Sidney ? que lhes deram dois netos.
Paulistano, nascido no bairro do Tatuapé em 26 de Setembro de 1939, Marcos Plonka pertencia a uma família judia da Polônia que viera para o Brasil pouco antes da Segunda Guerra Mundial.
Ator nato foi um dos artistas mais comunicativos que a televisão brasileira já conheceu. Não parava de falar nem por um minuto. Era impossível não prestar atenção naquele sujeito alto e de grossos óculos fosse pelo vozeirão grave e metálico ou pelas causos que sabia contar como poucos.
Plonka conhecia todas as nuances dos sotaques judeus. Fazia a distinção do sotaque judeu russo para o judeu polonês e também para o judeu de Israel.
Por causa do vozeirão, seu sonho era ser locutor de rádio. Fez vários testes, mas foi reprovado. Porém, teve uma chance no Teatro da Juventude da TV Tupi, ainda nos anos 50. Foi ali que começou sua carreira e uma longa amizade com o ator Elias Gleiser, cuja família tinha praticamente a mesma história e descendência.
Na TV Tupi Plonka foi ator dramático e cômico. Participava tanto do TV de Vanguarda como do TV de Comédia. Mas a facilidade que possuía para desenvolver personagens cômicos sempre falou mais alto.
Participou de várias novelas da TV Tupi sendo que em uma delas ? Nino, o italianinho, entre 69/70 ? fez o judeu chamado Max. E Max, de cunho humorístico, foi o embrião de seu personagem mais famoso, o judeu Samuel Blaustein, aquele que sempre dizia "fazemos qualquer ´negócia´?.
Marcos Plonka fez várias comédias em teatro e cinema. Na televisão, depois do fechamento da TV Tupi, foi para a TV Globo onde participou se vários programas de sucesso como "Balança, mas não cai?, "O planeta dos homens?, "Chico City? e "Escolinha do Professor Raimundo?.
Além de ator, Plonka também foi empresário e costumava viajar pelo Brasil fazendo shows em convenção com o título "Fazemos qualquer negócio?.
No ano de 2011, Marcos Plonka voltou à TV trazendo seo Samuel Blaustein para a Escolinha do Gugu, na TV Record, uma espécie de reedição da Escolinha do Barulho, também da TV Record, exibida entre 1998 e 2000.
MILTON NEVES FOI PROFESSOR NA "ESCOLINHA DO BARULHO" DA RECORD, EM 2001. MARCOS PLONKA ESTAVA NO ELENCO
F1: Piastri vence GP da Holanda e abre boa vantagem para Norris, que abandonou
Australiano deu um passo importante na busca por seu primeiro título na categoria. Foto: McLarenF1Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em seu 'Dia D' na Fórmula 1, há 34 anos
Saudade: Há um ano morria Mickey, ex-atacante do Flu, Bahia e São Paulo
Parabéns, Paulo Autuori! Duas vezes campeão da Libertadores e uma vez Mundial, ele completa 69 anos
Perto dos líderes, Palmeiras recebe o Sport nesta segunda-feira; as formações
Uma foto, uma história! Valdir Joaquim de Moraes treinando o goleiro Benitez
Achados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Achados & Perdidos: Saiba quem é Peter Shilton, o ex-goleiro que teve seu recorde superado por Fábio
Sem Neymar e com várias novidades, Ancelotti convoca a Seleção para os dois últimos jogos das Eliminatórias
Saudade: Há 13 anos morria Félix, goleiro do Brasil na Copa de 70
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a moderna Cidade do Galo