Marco Antonio Visgo

Ex-ponta esquerda do Corinthians

por Sérgio Quintella

Marco Antonio Nogueira, o Marco Antonio Visgo, ex-ponta esquerda do Corinthians entre 70 e 76,  morreu assassinado em 2 de outubro de 1994, aos 43 anos, e chegou a ser enterrado como indigente. Graças à amiga Célia Maria Martins, teve o corpo reconhecido e pôde ser sepultado dignamente no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo.

Conta a amiga Célia, em e-mail reproduzido abaixo, que Marco se envolveu com drogas após parar de jogar, coisa que não fazia em tempos de boleiro.

Nascido em três de março de 1951, em Itu, Marco começou a carreira no São Bento. Além do Timão, o ex-ponta defendeu Londrina, Atlético-GO, ferroviário do Ceará e Atlético de Paranavaí.

Pelo Timão, Visgo fez 160 partidas e marcou 13 gols. Fez a estreia pelo time de Parque São Jorge atuando como lateral-direito. Foi contra o América de Rio Preto, em 8 de agosto de 1970. A partida terminou 0 a 0. Os dados são do Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte.

Ainda sobre Visgo, veja o email enviado pela amiga Célia Maria Martins:

"De: celiamariamartins [mailto:celiamariamartins@bol.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 13 de outubro de 2010 18:46
Para:
eliana@terceirotempo.com.br
Assunto: resposta sobre o atelta Marco Antonio Nogueira (Visgo)

Hoje acabei conseguindo me comunicar com vocâ, ao que parece...

O Marco morreu sim assassinado em 1994, e nunca se soube quem o matou...

Fui atrás de descobrir tudo, inclusive eu e o melhor amigo dele dentro e fora do esporte, Zé Maria (lateral esquerdo do Corinthians e Seleção Brasileira ) pois quando soubemos da morte, ele já havia sido enterrado como indigente.

Foi muito triste pra todos nós que convivemos com ele, e apesar de tantas noticias de má conduta na vida pessoal por gostar de noite e mulheres (como até hoje vemos tudo igualzinho acontecendo com muitos deles, não é?). Ele nunca teve envolvimento com drogas, tráfico ou coisas parecida... Foi muito alegre sempre em sua vida, e adorava crianças e idosos... muito mesmo! Dr. Osmar de Oliveira, que foi seu amigo desde os tempos do São Bento de Sorocaba, sabe bem que ele nem mesmo anti-doping usou em todo tempo em que jogou bola.

Infelizmente nos últimos tempos de vida,sua conduta foi surpreendente a todos nós em certos aspectos, e acabou morrendo tragicamente, exatamente por andar em péssimos ambientes e se envolvendo com coisas que sempre abominou em toda sua vida!

Consegui fazer com que fosse reconhecido legalmente depois de morto e foi sepultado no cemitério da Vila Formosa.

Marco morreu com 43 anos, nasceu em Itu em 03/03/1951 e morreu em 02 de Outubro de 1994.

Começou a jogar profissionalmente no São Bento de Sorocaba, vindo depois em 1972 para o corinthians, time de coração, Londrina, Atlético Goianiense, Ferroviário do Ceará, Atlético de Paranavai.

Sua carreira foi prejudicada quando em 1974, num jogo em S.J.do Rio Preto contra o América teve numa jogada isolada, ruptura total do tendão de Aquiles. Foi muito bem operado, Dr. Osmar de Oliveira era o médico do Corinthians, e pela maravilhosa cirurgia, e fisioterapia, ficou apto a retornar aos campos em 6 meses ( a previsão era de 01 ano).

Ele só participou do jogo contra o América , pra mostrar o seu melhor futebol, pois seu contrato venceria no dia seguinte ao jogo.Seus colegas de equipe e até alguns diretores, aconselharam que ele não jogasse, mas... quiz mostrar pra seu presidente, Vicente Matheus e para outras equipes que o queriam contratar, o seu melhor. ( Vasco, Internacional de Porto Alegre, e o Flamengo... ) Pra surpresa de todos, Matheus nem ao menos o seu contrato queria renovar, foi preciso que uma comissão de jogadores encabeçada por Rivelino, Zé Maria, Vaguinho, vladimir, que eram as estrelas do time, fossem interceder por ele junto ao presidente. Ao contrário disso, o sr. Izidoro Matheus que era o vice, ja tinha tratado tudo sobre a renovação com ele, de muito bom agrado, por sinal... Foi muito triste tudo o que veio depois.Matheus renovou somente por 01 ano  e lhe daria o passe livre após sua saida do depto. medico. Só que o Flamengo, com seu diretor Alvaro da Camélia e a gra nde força do Jorge Bem, ja tinham acertado tudo com o Marco, tanto que ele foi treinar no Rio e até mesmo chegou a fazer alguns jogos de amistosos, só que quando Matheus soube fez tudo ruir voltando atráz nas promessas que havia feito e pediu um absurdo pelo passe dele. Bem tudo tomou outro rumo, ele acabou indo jogar no Londrina, onde fez excelente atuação, só que toda sua vida profissional teve outro rumo...

E isso Eliana que tenho pra te mandar,e caso queiram fotos, tenho pra mandar, ok?
Me desculpe se me alonguei muito.Espero ter contribuido um pouco com esse lindo trabalho do Milton contando prá nós  que gostamos do esporte, em especial, do futebol, sobre por onde andam nossos idolos de ontem...

Pra mim será um orgulho muito grande, se passar a constar nessa galeria o nome dele com toda dignidade que merece.

Temos sobrinhos adolescentes que ja fizeram essa busca pra ver o tio que só ouvem falar, e pra tristeza não encontraram nada so bre ele! Tomara a partir de agora, eles possam encontrar...

Obrigada pela atenção e caso precise de fotos me avise, ok?

Abraços...

Celia Maria C. Martins"

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES