por Tufano Silva
Leonardo Gaciba, que venceu por quatro vezes o prêmio de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro, decidiu encerrar sua carreira no final da temporada de 2010, aos 39 anos, e foi contratado pelo Grupo Rede Brasil Sul (RBS) para atuar como comentarista de arbitragem na Rádio Gaúcha e na RBS TV, afiliada da Rede Globo. Na sequência, passou a atuar também na TV Globo e no SporTV.
Em 8 de abril de 2019, Gaciba assumiu a chefia do departamento de arbitragem da CBF.
Gaciba nasceu em Pelotas-RS no dia 26 de junho de 1979. Se formou em Educação Física e, paralelamente com a faculdade, participou do curso para formações de árbitros de futebol.
Passou a integrar o quadro de árbitros da CBF em 1995, aos 24 anos de idade. Teve um bom início de carreira, no entanto, Ivens Mendes, à época, presidentes da Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol, não deu muito espaço para Gaciba.
Quando Armando Marques assumiu Conaf, o gaúcho voltou a ganhar visibilidade no futebol nacional. As boas atuações nas oportunidades que teve com o novo chefe renderam ao árbitro a chancela da Fifa, em 2005.
Neste mesmo ano, conquistou pela primeira vez o prêmio de melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. Feito que conseguiu repetir em 2006, 2007 e 2008.
Durante sua carreira, Gaciba foi reprovado por diversas vezes em testes físicos da Fifa, fato que teria sido determinante para a aposentadoria em 2010.
O ex-árbitro explicou da seguinte forma a sua aposentadoria, em entrevista ao Portal Clic RBS. "Não adianta. Realmente, estava precisando de descanso. Vou ganhar férias depois de 20 anos de profissão. É bom tirar um pouco da pressão psicológica".
Foto: iG
Saudade: Ex-ponta do São Paulo, Walter Zum-Zum morria há três anos
Ele atuou pelo Tricolor entre 1964 e 1970Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Tentando se afastar do Z-4, Santos recebe o desesperado Fortaleza; as formações
Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017
F1: Jarier 'bateu na trave' para ganhar em Interlagos; Vitória 'caiu no colo' de Pace em 1975
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos