José Maria Cervi, o Russo, grande atacante do interior paulista, morreu no dia 28 de fevereiro de 2021, aos 93 anos. Durante a sua marcante carreira, ele vestiu as camisas do XV de Piracicaba, do Barra Mansa, da Ferroviária, do Fluminense, do Taubaté, do Mônaco e do Lyon da França.
E foi Russo o autor do “Gol Impossível”, marcado em 28 de agosto de 1949, em Piracicaba, no estádio Roberto Gomes Pedrosa, quando do duelo entre XV e Santos, que estava chegando ao final com vitória do Peixe por 2 a 1.
"Teve então um escanteio, e eu cobrei. Bati na bola e fui correndo para a área para pegar o rebote. Mas estava ventando um pouco. Quando vi, antes de a bola bater em alguém, cabeceei. Caí com ela dentro do gol”, resumiu José Maria Cervi, o Russo, autor da proeza, em 2019, em entrevista a Edvaldo Tietz. O bate-papo, que você confere no vídeo abaixo, aconteceu na época em que o seu histórico tento completou 70 anos.
Saudade: Há quatro anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Ele também foi vitorioso como treinador. Foto: Portal Terceiro TempoLustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
Grande chance da torcida ferrarista ter um ano memorável. Foto: Scuderia Ferrari HPAchados & Perdidos: Bayern de Munique faturava o Mundial de Clubes sobre o Cruzeiro há 48 anos
No Dia do Atleta, veja uma entrevista de Pelé após ser eleito o Atleta do Século
Saudade: Há 14 anos morria Enzo Bearzot, técnico campeão mundial com a Itália em 82
No aniversário de Abel Ferreira, veja lances e gols do hoje consagrado treinador
Achados & Perdidos: Sonho frustrado corintiano na decisão do Paulista de 1974. Palmeiras ganhou!
Saudade: Há 11 anos morria José Luis Menegatti, brilhante locutor e apresentador
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Mauaense
Achados & Perdidos: De forma invicta, Inter conquistava o tri do Brasileiro há 45 anos
Homenagem: Bráulio, o 'Garoto de Ouro', teve sua biografia lançada no Museu do Inter, no Beira-Rio
Saudade: Ídolo do Ceará, Dimas Filgueiras morria há um ano