José Calil

Jornalista esportivo e cartola
por Marcelo Rozenberg

Descendente de tchecos, José Calil, fervoroso e assumido torcedor do Santos, nasceu em São Paulo em 4 de agosto de 1963. Jornalista competente, trabalhou em várias emissoras de rádio de São Paulo como Gazeta, Transamérica, Guarujá, Tupi, Record e Globo, além da Rede TV e SporTV, antes de iniciar a vida de cartola. 

Em setembro de 2012, voltou a trabalhar na Rádio Transamérica como comentarista e apresentador.
 
Em 2008, assumiu a gerência de Futebol do Grêmio Barueri. Calil reside em Alphaville, bairro nobre da Grande São Paulo, e é casado com a filha do saudoso jornalista esportivo Odayr Pimentel, ex-presidente da ACEESP.
 
Seu amor pelo Peixe vem de berço. Desde pequeno, seu pai o presenteava com uniformes do Santos e falava das apoteóticas apresentações de Pelé e companhia, além de levá-lo seguidamente ao estádio da Vila Belmiro. Por conta disso, não dispensa uma arquibancada para ver de perto sua maior paixão quando está de folga.
 
Calil conta que jamais vai se esquecer da última partida do Paulistão de 1984, quando o alvinegro das praias bateu o Corinthians por 1 a 0 com um gol de Serginho e conquistou o Paulistão. "Foi o último jogo que acompanhei apenas como torcedor. No dia seguinte comecei a trabalhar em uma emissora de rádio".
 
José Calil não poupou elogios ao jornalista Milton Neves na reportagem da entrega do "Título de Cidadão Goiano"

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES