John McEnroe

Ex-tenista

por Marcos Júnior Micheletti

Um dos melhores tenistas de sua geração, John Patrick McEnroe Jr, o John McEnroe, contalbiliza 77 títulos em sua bilhante carreira, sete deles em Grand Slams, três deles em Wimbledon (1981, 1983 e 1984) e quatro no US Open (1979, 1980, 1981 e 1984). Em Roland Garros o seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 1984, perdendo a final para o tcheco Ivan Lendl.

Atualmente participa como comentarista de tênis em diversos torneios e integra uma banda de rock, fazendo espetáculos beneméritos como guitarrista.

O canhoto John McEnroe é norte-americano, mas nasceu na cidade alemã de Wiesbaden em 16 de fevereiro de 1959, pois seus pais estavam na Alemanha na ocasião do seu nascimento. Seu pai servia a Força Aérea dos Estados Unidos no país europeu, mas com poucos meses ele já estava em território norte-americano, quando foi registrado.

Seu estilo nas quadras tornou-se conhecido em razão da forma arrojada em termos técnicos, mas seu comportamento explosivo foi um contraponto a um de seus principais adversários, o gelado sueco Bjorn Borg, contra quem disputou partidas épicas, vencendo duas finais de US Open, uma em Wimbledon e perdeu uma decisão no mesmo torneio britânico.

Seus embates contra árbitros eram comuns, justamente em uma época em que o tênis não dispunha do chamado "desafio", quando o recurso eletrônico é acionado para sanar dúvidas. 

Foram muitas raquetes quebradas por conta de seu forte temperamento, espatifando-as no chão ao contestar decisões que julgava erradas, a ponto de ser expulso do Aberto da Austrália em 1990, quando o árbitro Gerry Armstrong lhe aplicou cartão vermelho durante a partida que disputava com o sueco Mikael Pernfors, um caso raro no tênis, sobretudo em se tratando de profissionais que brilharam no topo do ranking, caso de McEnroe.

Em sua vida pessoal, John McEnroe teve dois casamentos, o primeiro com a atriz norte-americana Tatum O´Neil, entre 1986 e 1994, do qual nasceram três filhos: Kevin, Sean e Emily, e desde 1997 é casado com a cantora norte-americana Patty Smyth, com quem teve mais duas filhas: Anna e Ava.

O irmão mais novo de John McEnroe, Patrick McEnroe, nascido em 1º de julho de 1966, também foi tenista profissional. Patrick especializou-se em duplas, tendo conquistado o título de Roland Garros em 1989, formando parceria com o norte-americano Jim Grabb.

ABAIXO, NO VÍDEO, MOMENTO DO ABERTO DA AUSTRÁLIA DE 1990 QUANDO JOHN McENROE FOI EXPULSO DO JOGO QUE DISPUTAVA CONTRA O SUECO MIKAEL PERNFORS, POR INDISCIPLINA 

ABAIXO, VÍDEO COMPLETO DA DECISÃO DE WIMBLEDON EM 1984, QUANDO JOHN McENROE VENCEU JIMMY CONNORS POR 3 SETS A 0

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES