João Paulo

Ex-ponta do Guarani e Bari da Itália
por Rogério Micheletti

Sérgio Donizeti Luiz, o João Paulo, ex-ponta esquerda do Guarani nos anos 80, assinou contrato em 2005 com o Independente de Limeira, equipe que disputa a Série A-3 do Paulistão.

O habilidoso João Paulo nasceu em Campinas (SP) no dia 9 de julho de 1964 e começou a carreira nas categorias de base do Guarani no começo dos anos 80.

Começou a chamar a atenção no cenário futebolístico brasileiro durante o Campeonato Brasileiro de 86, quando o Guarani foi vice-campeão (perdeu para o São Paulo na final). João Paulo lamenta até hoje o pênalti não marcado por José de Assis Aragão naquela partida decisiva, que terminou empatada por 3 a 3 no tempo normal e prorrogação. Nos pênaltis, o São Paulo venceu.

Além de João Paulo, aquele time bugrino tinha: Sérgio Neri, Marco Antônio, Gilson Jáder (ou Fernando), Ricardo Rocha, Zé Mario, Tosin, Tite, Marco Antônio Boiadeiro, Chiquinho Carioca (ou Catatau) e Evair.

João Paulo deixou o Guarani em 1988, ano em que o time de Campinas novamente quase chegou próximo de um título. O Bugre foi vice-campeão paulista com: Sérgio Neri; Marquinhos Capixaba, Vágner Bacharel, Ricardo Rocha e Albéris; Paulo Isidoro, Barbiéri, Marco Antônio Boiadeiro e Neto; Evair e João Paulo. O Guarani perdeu para o Corinthians, de Viola, por 1 a 0.

Depois do Guarani, ele defendeu o Bari, da Itália, entre 88 e 93, sendo considerado em 90 o melhor jogador estrangeiro na Terra da Bota. Apesar disso, ele não teve chance com Lazaroni na Copa do Mundo de 90, na Itália.

Uma fratura na perna, ainda nos tempos de Bari, prejudicou bastante a carreira do jogador, que retornou ao Brasil em 93 para defender o Vasco da Gama.

Também jogou por Goiás, Corinthians, Ponte Preta, Paulista de Jundiaí, Bahia, União São João, entre outras equipes. E sempre mostrou muita habilidade, mesmo sendo um veterano. Em 2009 ele jogou pelo time corintiano no Showboll.
ver mais notícias
Pelo Corinthians:

Atuou em 28 jogos e marcou quatro gols.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES