Henrique

Ex-zagueiro do Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Arlindo Henrique Etges, ex-zagueiro do União São João, do Corinthians e outras equipes, mora em Venâncio Aires (RS), sua cidade natal, onde cuida de seus negócios e ainda joga futebol no ASSIVE (Associação Independente de Veteranos).
 
Nascido no dia 15 de março de 1966, Henrique começou a carreira nas categorias juniores do Grêmio. Em 85, ele, ao lado do goleiro Taffarel, do lateral-esquerdo Dida, do meia Silas, dos atacantes Muller e Gérson, entre outros, ajudou a seleção brasileira a conquistar o Mundial de Juniores.

Em 1989, Henrique deixou o Grêmio para jogar na Portuguesa, que foi obrigada a liberar o centroavante Kita para o Tricolor Gaúcho. Depois da Lusa, Henrique teve uma boa passagem pelo União São João, de Araras (SP).

No começo de 92, o Corinthians contratou o zagueiro. Na ocasião, para tirar Henrique do time de Araras, o presidente Vicente Matheus aceitou liberar para o União os passes do volante Jairo, do zagueiro Guinei e do atacante Marcos Roberto.

No Parque São Jorge, Henrique viveu seu melhor momento na carreira. No Timão, ele formou regulares duplas de zaga ao lado de Marcelo, Gralak, Célio Silva, Pinga e Antônio Carlos. No final de 97, ele se transferiu para o Verdy Kawasaki, do Japão.

Jogos pelo Corinthians

O raçudo Henrique viveu bons momentos no Corinthians. Com a camisa alvinegra, o zagueiro gaúcho conquistou três títulos importantes: Copa do Brasil de 1995 (justamente sobre o Grêmio, ex-time dele) e os paulistas de 1995 (sobre o Palmeiras) e 1997 (em cima do São Paulo). Henrique também esteve presente nas campanhas vitoriosas do Torneio Bandeirantes de 1994 e Ramón de Carranza de 1996. Ao todo, Henrique fez 292 jogos pelo time paulista, sendo 144 vitórias, 92 empates e 56 derrotas). O beque marcou 18 gols pela equipe corintiana, a maioria de cabeça, entre os anos de 1993 e 1997.

Começo em Venâncio Aires

Amigo de infância de Henrique, Carloss Tuchê diz que Henrique já um jogador sério desde os tempos de criança. "Ele era conhecido por Arlindão. E já se destacava desde guri", conta. A última foto abaixo mostra um Henrique novinho no time do Colégio Gaspar, da cidade de Venâncio Aires.
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

O raçudo Henrique viveu bons momentos no Corinthians. Com a camisa alvinegra, o zagueiro gaúcho conquistou três títulos importantes: Copa do Brasil de 1995 (justamente sobre o Grêmio, ex-time dele) e os paulistas de 1995 (sobre o Palmeiras) e 1997 (em cima do São Paulo).

Henrique também esteve presente nas campanhas vitoriosas do Torneio Bandeirantes de 1994 e Ramón de Carranza de 1996. Ao todo, Henrique fez 292 jogos pelo time paulista, sendo 144 vitórias, 92 empates e 56 derrotas). O beque marcou 18 gols pela equipe corintiana, a maioria de cabeça, entre os anos de 1993 e 1997, de acordo com o Almanaque do Timão, de Celso Unzelte

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    39
  • 2 San
    37
  • 3 Pal
    36
  • 4 Cor
    32
  • 5 São
    31
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES