por Túlio Nassif
Gomes, o Heurelho da Silva Gomes, goleiro que conquistou a tríplice coroa com o Cruzeiro em 2003, nasceu no dia 15 de fevereiro de 1981, em João Pinheiro, Minas Gerais. Casado com Flávia Gomes, tem dois filhos, Flavio e Luiz. Encerrou a carreira em outubro de 2020, quando defendia o Watford, da Inglaterra.
Em junho de 2021, porém, o goleiro decidiu retomar a carreira. Após 22 anos, Gomes se desaposentou para voltar ao clube de sua infância. O goleiro foi anunciado como reforço do Democratas de Sete Lagoas para a disputa da segundo divisão do Campeonato Mineiro.
A carreira no esporte começou cedo, aos 14 anos, quando Gomes se arriscava como atacante na cidade mineira de Três Marias. No entanto, foi em um torneio de futebol de areia que ele descobriu a verdadeira posição que lhe renderia grandes frutos. É que Gomes foi inscrito como goleiro, uma vez que era a vaga restante para poder participar do campeonato. Escolhido como o melhor jogador daquela posição, teve a oportunidade de treinar na escolinha do Cruzeiro.
Após passagens meteóricas por CRB de Alagoas e Guarani, Gomes retomou ao Cruzeiro e integrou o time de juniores. Subiu para os profissionais em 2002 e teve com o então "professor" Vanderlei Luxemburgo, a chance de ser titular absoluto do Cruzeiro, deixando o posto de terceiro goleiro do time.
Na Toca da Raposa, Gomes conquistou a Copa Sul-Minas de 2001 e 2002, Supercampeonato Mineiro de 2002, Campeonato Mineiro de 2003 e 2004, Copa do Brasil de 2003 e o Campeonato Brasileiro de 2003.
Em alta, logo chamou a atenção de europeus. Acabou sendo contratado para a temporada 2004/2005 pelo PSV Eindhoven, da Holanda. Lá, enfrentou algumas dificuldades de adaptação, mas aos poucos ganhou seu espaço e carinho do torcedor, inclusive dos rivais. Chegou a ser um dos goleiros com maiores recordes do futebol neerlandês e com isso ganhou espaço na Seleção Brasileira, tendo sido campeão da Copa das Confederações de 2005 e 2009 e participado da Copa do Mundo de 2006.
Deixou o PSV com os títulos da Copa da Holanda de 2005 e quatro Eredivisie, de 2004/2005, 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008. Assinou com assinou o Tottenham Hotspur da Inglaterra, em 2008. Nos Spurs foi ídolo, mesmo não tendo sido campeão.
Em 2013, em meio a uma fase ruim, foi emprestado ao 1899 Hoffenheim, da Alemanha. E em 2014, fechou com o Watford Football Club, para a disputa da segunda divisão inglesa, na qual levou o clube de volta a Premier League na temporada 2015/2016. Querido no futebol inglês, Gomes defendeu o Watford até 2020, quando se aposentou do futebol.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLVídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
O vídeo foi postado no Facebook pelo usuário Claudio LazadAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Achados & Perdidos: Encontro do saudoso Félix com Ado em um memorável "Golaço" da Rede Mulher
Olhos no retrovisor: Vittorio Brambilla, que nos deixou há 25 anos, bateu ao comemorar em sua única vitória na F1
Sorteio da Copa do Brasil terá um clássico regional: Flu x Vasco. Corinthians pega o Inter
Fórmula 1 tem muitos 'Pelés'. E está forjando mais um...
Professor Paulo Vernini é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadoras brasileiras que se destacaram no basquete e no vôlei
Achados & Perdidos: Há 42 anos o Flu conquistava o Brasileirão
Parabéns! Nos 54 anos de Doriva, relembre gols do ex-volante do Tricolor, Galo e Porto
Santos recebe o Deportivo Cuenca mirando sobreviver na Sul-Americana