Getúlio Barbosa de Souza Junior nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, em 9 de junho de 1956. Torcedor do Operário de Campo Grande, chegou a vibrar com o time de coração no Campeonato Brasileiro de 1977, mas viu o alvinegro ser eliminado na semifinal pelo São Paulo. No entanto, foi como árbitro que viveu os momentos mais alegres e tensos no futebol. Atualmente, é representante comercial do ramo de etiquetas e bobinas. Casado com dona Cândida Gonçalves de Souza, tem três filhos: Lígia, Ludmila e Murilo, que seguiu os passos do pai e é árbitro assistente do quadro da CBF.
Getúlio era sargento do Exército quando o compadre, amigo da Aeronáutica e ex-árbitro Lourival Oliveira Paixão insistiu para que ele realizasse o curso de Arbitragem da Federação do Mato Grosso do Sul. Após relutar e quase desistir em meio às aulas, formou-se em 1982.
"Em 1986 fui para o quadro da CBF e, cinco anos depois, promovido à aspirante da Fifa. No entanto, acredito que devido à falta de representatividade do meu Estado no cenário futebolístico brasileiro, e pelo fato de não saber falar inglês, jamais me tornei um árbitro Fifa?.
Entre tantas partidas apitadas, duas ficaram marcadas na memória. A primeira em 1992. "O Grêmio estava na segunda divisão do Brasileiro e foi enfrentar o Criciúma no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, completamente lotado. A pressão sobre os árbitros que trabalhavam em partidas do clube de Porto Alegre era muito grande. Felizmente me saí bem, apesar do clima tenso que reinou em campo durante os 90 minutos. Já em 1996, tive o privilégio de conhecer o Morumbi em um jogo entre São Paulo e Bahia (o tricolor paulista venceu por 5 a 2, e Getúlio expulsou o volante Edmílson, hoje no Barcelona).
Jubilado pela CBF em 2001, Getúlio abandonou o apito dois anos depois. Hoje, além de atuar na comissão de arbitragem da federação sul-mato-grossense, acompanha futebol quando o filho Murilo Sharão de Souza, assistente do quadro da CBF, trabalha em partidas oficiais.
Por Marcelo Rozenberg
Achados & Perdidos: Pelé, em raríssimas fotos, sendo caçador e pescador antes da Copa de 1962
Imagens do Rei do Futebol em uma fazenda próxima a BauruSaudade: Há um ano morria Washington Rodrigues, o 'Apolinho', radialista que treinou o Fla
Achados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
Em situação complicada na Sul-Americana, Corinthians tem jogo fundamental contra o Racing; as escalações
Com a Ferrari em baixa, Europa recebe a F1 pela primeira vez em 2025, em Ímola
Silvio Luiz, locutor de inesquecíveis bordões, nos deixava há um ano
Uma foto, uma história! A família Coimbra no alpendre da casa no bairro de Quintino
Saudade: Há 11 anos morria Eduardo José Farah, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol
F1: Piastri melhora sua marca do TL1 e fecha a sexta-feira na frente em Ímola
F1: Piastri comanda 1-2 da McLaren no TL1 em Ímola; Bortoleto é o nono mas bate no final
'Enciclopédia do Futebol', o saudoso Nilton Santos nascia há 100 anos