Fernando Fernandes

Jornalista esportivo
por Marcos Júnior Micheletti
 
O paulistano Fernando Fernandes nasceu no bairro de Brás, em 22 de fevereiro de 1962, foi criado na Mooca e atualmente reside na Vila Mariana.
 
Na Mooca, estudou na Escola MMDC e, apaixonado por futebol, chegou a jogar futsal no Clube Atlético Juventus, o time de camisa grená que tem seu estádio na Rua Javari.
 
Habilidoso na meia-direita, Fernandinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos, tentou a transição para o futebol de campo, mas acabou mesmo se dedicando aos estudos, formando-se em Jornalismo pela FIAM. Também é pós-graduado em Marketing Esportivo.
 
Sua primeira atividade no meio jornalístico foi pela antiga Rádio Excelsior, no programa "Bar Brasil", ao lado de Claudinei Ferrari e Marina Stábile, em 1984.
Depois integrou a equipe de Osmar Santos na Record, entre 1988 e 1991, tanto em rádio como televisão.
 
Trabalhou em Portugal, sendo o primeiro repórter brasileiro na TV portuguesa, destacando-se nas coberturas de futsal e, depois, foi assessor da modalidade no país ibérico.
 
Na Europa, de certa forma, começava o "embrião" do seu atual programa na Band, o "Papo de Boleiro", quando fez excelentes entrevistas com craques brasileiros que estavam no Velho Continente, entre eles Romário (no PSV da Holanda) e Casagrande (no Ascoli, da Itália).
 
Retornou ao Brasil em 1993, trabalhou no SporTV e depois foi para a Band, entre 1996 e 2000.
 
Teve uma passagem pela Record, entre 2000 e 2004 para voltar a Rede Bandeirantes em 2005, período em que se estabeleceu como um dos jornalistas mais respeitados e premiados, ganhando três troféus Aceesp como melhor repórter.
 
Esteve presente nas coberturas das Copas de 1994, 1998, 2006 e 2010, Jogos Olímpicos de Atlanta-EUA (1996), Sidnei-AUS (2000) e Pequim-CHI (2008).
Participou das coberturas dos Panamericanos de Winnipeg (Canadá) em 1999 e  e do Rio de Janeiro, em 2007.
 
Também esteve presente nas Copas América da Bolívia (1997), Colômbia (2001) e Venezuela (2007).
 
Seu programa atual na Band, o "Papo de Boleiro", começou na Record, em 2003, uma atração que tem como característica principal a maneira informal com que Fernandinho conduz a conversa com os jogadores, deixando os mesmos bastante à vontade para trazer ao público muitas curiosidades sobre suas carreiras.
 
Filho de pai taxista e mãe dona de casa, o querido Fernandinho é casado com a jornalista Cristina Scaff, da Rede Record. O casal tem um filho, chamado Fernando.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES