Fabinho

Ex-ponta do Corinthians e Grêmio
por Rogério Micheletti
 
Um dos heróis do Corinthians na campanha do Brasileirão de 90, Fábio Ribeiro, o ponta-direita Fabinho, esteve jogando em 2001 na Caldense (MG), um de seus últimos clubes e depois pendurou as chuteiras. Atualmente, Fabinho mora em Santo André-SP, joga nos masters do Corinthians, cuida de interesses de alguns jogadores e ainda é uma espécie de olheiro junto com o também ex-jogador do Corinthians e Cruzeiro Marcelo Djian.
 
Fabinho nasceu no dia 26 de novembro de 1965, é casado com dona Rosana e tem um casal de filhos, Fabiana e Lucas.

Começou a carreira no Santo André, em 1982. Ainda jovem, transferiu-se para o futebol de base do Santos e depois atuou no Lençoense-SP, Platinense-PR, Democrata de Governador Valadares, Vocem-SP e no Novorizontino, em 1989. "Não fiquei no Santos porque o Osmarzinho era o ponta-direita titular e que eles apostavam", lembra.

Peça importante no time corintiano comandado por Nelsinho Baptista, Fabinho ficou muito conhecido pela grande jogada feita contra o São Paulo, em 90, que resultou no gol de Tupãzinho. "Eu tive a chance de marcar o gol do título, mas fico feliz pelo Tupã. Ele é um cara que merece", diz. O Corinthians tinha o seguinte time-base: Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Neto; Fabinho, Tupãzinho e Mauro.

Estreou no Corinthians contra o Sampaio Correa-MA, pela Copa do Brasil, e foi autor do único gol do jogo. Teve boa passagem pelo Grêmio, quando foi emprestado de 1993 a 1994. Em 1996, Fabinho foi negociado com o Internacional-RS, mas não conseguiu brilhar no Beira-Rio, como no Parque São Jorge e no Olímpico. Também chegou a ter passagem pelo Juventus, Santo André-SP durante três anos e por fim, no Náutico, onde encerrou a carreira.

O ponta no Corinthians

Segundo o "Almanque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte, Fabinho jogou 263 partidas com a camisa alvinegra. Foram 117 vitórias, 91 empates e 55 derrotas. O ponta marcou 25 gols pelo Timão.
ver mais notícias
Segundo o "Almanque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte, Fabinho jogou 263 partidas com a camisa alvinegra. Foram 117 vitórias, 91 empates e 55 derrotas. O ponta marcou 25 gols pelo Timão.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES