Fundado por funcionários e pela diretoria da Fábrica de Tecidos Renascença em 15/10/1941, o Esporte Clube Renascença, tradicional equipe de Belo Horizonte nas décadas de 1950 e 1960, disputou o campeonato mineiro entre 1959 e 1966. Seu uniforme era formado por camisa e meias brancas e calção preto. O escudo tinha um R ao centro e o estádio onde atuava recebeu o nome de Cristiano Guimarães, mais conhecido como "Eucaliptos".
Começou disputando as competições do futebol amador. Em 1958, na primeira tentativa de participar do Campeonato Mineiro, perdeu a vaga para o Cruzeiro. O clube, que tinha como mascote o urubu, teve como glória maior a conquista da Taça Belo Horizonte de 1961 após vitória sobre o Atlético Mineiro. O torneio teve participação também de Cruzeiro, América, Sete de Setembro e uma seleção do departamento de futebol amador da Federação Mineira de Futebol. Em 1966, ficou em último lugar no estadual e caiu para a segunda divisão. No ano seguinte, devido a dificuldades financeiras, a Companhia Renascença Industrial, que mantinha o clube, decidiu encerrar as atividades futebolísticas.
Entre os grandes jogadores revelados pelo Renascença destacam-se o excelente Wilson Piazza, campeão mundial em 1970, o zagueiro Procópio Cardoso, Tonho, ex-goleiro do Cruzeiro, e Silvinho, ex-ponta esquerda do Vasco. Também passaram pelo clube o goleiro Veludo, Décio Brito, irmão do zagueiro Brito, Waldir Lellis, Hilton de Oliveira e o goleiro Mussula.
Por Marcelo Rozenberg
Parabéns, craque holandês! Veja gols de Ruud Gullit, que completa 63 anos
Pelo Milan ele conquistou a maior parte de seus títulos. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a moderna Cidade do Galo
Achados & Perdidos: Nos 111 anos do Palmeiras, relembre a última festa de veteranos realizada pelo clube
F1: Cadillac anuncia Bottas e Pérez como dupla para 2026, seu ano de estreia
Em vídeo, 'Antes & Depois' de grandes nomes do vôlei brasileiro
Antonella Bassani substituirá Rubens Barrichello na etapa do Velocitta da Stock Car
Lucas Neto é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Embalado por vitória no Brasileiro, Corinthians enfrenta o Athletico-PR pelas quartas da Copa do Brasil; as formações
Parabéns, craque paraguaio! Relembre uma entrevista do aniversariante Romerito a Milton Neves
Hugo Souza revela drama pessoal e dedica vitória à esposa